
Fotografia de Espetáculo
O ambiente já possui sua própria magia, a função do fotógrafo é captar essa magia e oferecer o seu olhar e sua interpretação sobre aquilo que está vendo e sentindo. Para isso deverá utilizar todo seu conhecimento técnico e cultural, o resultado final dependerá exclusivamente desses dois fatores.
Existem diversos tipos de espetáculo e obviamente o fotógrafo deverá ter algum conhecimento sobre o assunto a ser fotografado, para que dessa forma possa transmitir suas sensações e não apenas registrar o momento. Os espetáculos podem ser assim divididos: música, shows, dança, teatro, circo, televisão e cinema. Alguns autores inserem o esporte também como espetáculo, não deixa de ser, mas existem características muito distintas entre esportes “in door” e “out door”, individuais e coletivos, radicais ou não. Por isso prefiro tratar o tema esporte separadamente em outro momento.
E o que esses diversos espetáculos possuem em comum?
- Tipos de iluminação diversa – cores e intensidade.
- Distâncias variáveis.
- Movimentação de fotógrafos e dos fotografados.
- Restrições à movimentação do fotógrafo.
- Tempo especifico e ensaiado (ou não) para cada acontecimento.
Características próprias de cada espetáculo para o bom trabalho do fotógrafo
– Em shows musicais, stand-ups, e outros em que o microfone é presente, evite tê-lo entre você e o artista. Sombras de pedestais e microfones também podem gerar resultados insatisfatórios.
– Na dança procure conversar antes com o coreógrafo para saber um pouco sobre o espetáculo, se possível assista a um ensaio.
– No teatro converse com o diretor para saber sobre a peça e com os iluminadores para se inteirar sobre os tipos de luz utilizados. Se possível assista ao ensaio.
– Em circos esteja sempre atento aos artistas e à plateia que também é um show à parte.
– Na TV e nos sets de filmagem converse com os diretores, principalmente os de fotografia e de iluminação. Esteja atento aos momentos de gravação e permaneça em silêncio.
Isto posto que tipo de equipamento levar consigo?
Certamente não é a câmera que faz o fotógrafo e sim a sua prática, cultura e sensibilidade, no entanto as câmeras compactas e smartphones, pelo menos até o momento em que escrevo este artigo, ainda não irão lhe oferecer a agilidade e qualidade técnica necessárias. Portanto prefira as câmeras SLR (filme) ou as digitais (DSLR). As câmeras full frame – FX em situações de pouca luz darão melhor resultado, mas isso não significa que as câmeras DX não possam também oferecer resultados excelentes.
Objetivas
Uma lente zoom que vá de uma grande angular a uma teleobjetiva é a ideal em razão de sua maior agilidade, no entanto as objetivas zoom não costumam ser muito claras e quando o são o seu preço é para poucos bolsos. Então na impossibilidade de uma objetiva zoom, leve consigo uma grande angular de 20 mm e uma teleobjetiva de 200 mm e alterne-as durante o espetáculo. Normalmente você estará utilizando um diafragma 2.8 ou mais aberto devido a pouca luz, principalmente nos teatros e casas de espetáculo. No caso de lentes autofoco utilize as rápidas e silenciosas.
Resolução
Se você escolheu utilizar uma câmera SLR, já deve saber os detalhes com relação a filtros de correção de luz e tipos de filme que irá utilizar (qualquer duvida poste nos comentários), portanto irei me ater apenas aos detalhes do equipamento digital (DSLR) que é o mais usual.
Utilize a maior resolução possível, se houver espaço em seu cartão de memória grave os arquivos no formato RAW. Trabalhando em RAW você poderá, durante a edição das fotos, efetuar uma melhor correção do balanço de brancos e até mesmo obter mais tons de cinza caso deseje transformar sua foto em preto e branco.
Balanço de branco
Converse com o iluminador, verifique o tipo de iluminação utilizada e configure a câmera de acordo, em caso de dúvida ou luzes mistas faça uma medição prévia. Trabalhando com câmera digital você também poderá ajustar para a opção Automático e a câmera irá escolher com uma boa precisão a melhor compensação de luzes. Se estiver trabalhando em RAW melhor ainda, dessa forma você poderá realizar um melhor balanço de brancos na pós-produção.
ISO
As mais modernas câmeras digitais possuem uma sensibilidade de captura excepcional que podem chegar a 25600 nas full-frames ou 6400 nas câmeras DX. No entanto procure sempre utilizar o ISO mais baixo possível para evitar ruídos. Em espetáculos raramente você irá utilizar um ISO mais baixo do que 800.
Fotometria
1- Planos gerais
Se a luz tiver pouca variação, faça a medição e utilize os valores obtidos, no entanto caso a luz tenha muita variação, utilize a medição matricial e faça a compensação conforme o tipo de fundo.
2- Planos mais fechados ou detalhes
Nesse caso o ideal é que a fotometragem seja feita pelo ponto central e na pele do artista, mas tome cuidado com maquiagens muito brancas ou escuras.
Velocidade do obturador
Em um espetáculo as ações estão acontecendo o tempo todo e a luz é pouca, isso irá exigir do profissional uma rápida elaboração do que irá fotografar. Como foi dito anteriormente, o importante é conseguir mesclar a intenção do artista e a sua sensação, caso contrário a foto será um mero registro.
Uma vez que o local de trabalho oferece a condição de baixa luz e a exigência de velocidade de ação e pensamento, a velocidade do obturador deverá ser baixa, mas suficiente para evitar imagens tremidas. O fotógrafo deverá ter muita firmeza ao segurar seu instrumento de trabalho, objetivas com estabilizador de imagem são bastante uteis nessas ocasiões. Se o ambiente permitir utilize um tripé ou monopé.
Velocidades baixas para registrar movimento de palco não são proibitivas, mas não exagere nesse efeito, pois o mais importante é registrar as feições dos artistas e congelar os movimentos que foram criativamente planejados pelos atores e diretores.
Foco
O foco poderá ser o manual ou automático. Caso sua opção seja pelo foco automático utilize o foco contínuo, evite utilizar muitos pontos de foco isso poderá lhe atrapalhar, além de comprometer um pouco a velocidade. Desligue a iluminação auxiliar para autofoco, afinal você não quer que aquele pontinho luminoso interfira na apresentação dos artistas.
ANTES DE COMEÇAR
Sempre que possível, assista ao espetáculo com antecedência (pode ser o ensaio), para conhecer o seu assunto e programar melhor o seu trabalho.
Como em todo trabalho fotográfico que você vá realizar, sua atenção deverá estar voltada para isso. Sendo assim é aconselhável realizar um check list do material que irá necessitar.
- Cartões de memória vazios e suficientes.
- Baterias (sempre mais de uma) em quantidade suficiente e devidamente carregadas.
- Lentes e filtros limpos e sem poeira.
- Faça uma rápida limpeza automática no CCD de sua câmera.
- Leve apenas as lentes e filtros que irá utilizar, afinal você precisará de agilidade e liberdade de locomoção.
- Se possível, leve outro corpo como precaução.
- Caso a duração do espetáculo seja longa, não esqueça de sua água. Nada pior do que trabalhar com sede.
COMPORTAMENTO ANTES E DURANTE O ESPETÁCULO
- Obter autorização prévia para a realização das fotos junto à produção do espetáculo.
- Converse com a produção para definir os locais em que você poderá circular/fotografar.
- Use roupas escuras e confortáveis, quem deve aparecer são os atores.
- Movimente-se com cuidado, sem causar interferências no espetáculo (ruídos, proximidade excessiva, interferência visual, acidentes, etc). O fotógrafo deve ser invisível.
- Quando estiver fotografando procure não utilizar bolsa ou mochila, esses acessórios poderão atrapalhar a sua mobilidade e a visão dos espectadores. Dê preferencia ao colete.
- Evite ficar revendo as fotos já capturadas, se necessário veja muito rapidamente apenas para ter certeza de que está tudo saindo ao seu gosto.
- Deixe para apagar as fotos que não deseja após o espetáculo.
- Mude de posição, explore novos ângulos.
- Explore também ângulos abertos e fechados.
- Explore a cenografia, as luzes e os objetos de palco, afinal toda uma equipe técnica trabalhou para que tudo esteja cenicamente bem colocado e bem iluminado.
- A plateia e o ambiente também geram excelentes fotos para demonstrar a atmosfera do local.
- Se tiver oportunidade fotografe também os bastidores (camarins, preparativos, funcionários, técnicos, cenografia etc.).
- E, principalmente não use flash. A luz chapada desse acessório irá fazer com que se perca toda a atmosfera do espetáculo, além de atrapalhar, e muito, aos atores e espectadores. Lembre-se de que toda uma equipe de iluminação estudou e trabalhou para criar todos os efeitos de luzes. Aproveite que nesse momento você como fotógrafo não precisará ter esse trabalho.
O que você pode e deve explorar durante um espetáculo
- Diversidade de luzes e cores.
- Uso de contraluz.
- Efeitos especiais (fumaça, projeções etc.).
- Expressividade;
E finalmente para saber se uma foto de espetáculo foi bem realizada será necessário encontrar na mesma alguns quesitos como, por exemplo: se a foto demonstra a emoção que o diretor e artistas desejaram passar ao publico, se o jogo de luz e sombras está bem realizado e aproveitado, se a cenografia e coreografia foram criativamente exploradas. Os detalhes de qualidade técnica também devem ser corretamente observados pelo fotógrafo, como focagem, fotometria, vibração, ruído e composição.
Mãos à obra e bons espetáculos a todos.