Fotografia de longa exposição com Celular
Hoje gostaria de expor para vocês outras formas de utilizarmos criativamente a fotografia de longa exposição, através do uso do celular.
A cada ano que passa estamos vendo uma melhoria considerável na tecnologia da câmera dos celulares e com tantos aplicativos que possibilitam um melhor controle da câmera do seu dispositivo, hoje já é possível fazer fotografias de longa exposição com seu celular, através do uso de aplicativos. Esses aplicativos tiram várias fotos em um curto espaço de tempo para recriar o efeito de uma longa exposição.
O que você vai precisar?
1 – Tripé
Pode ser útil, mas não é extremamente necessário, principalmente se você quer produzir imagens mais abstratas ou com ICM (Intentional Camera Movement) – movimento intencional da câmera.
Agora se você quer fazer imagens com composições que reforcem o contraste entre o dinâmico e o estático, é recomendável utilizar um tripé para celular.
Mas qual tripé?
Você pode utilizar o mesmo tripé que você já utiliza para fazer suas fotografias com sua câmera DSLR, ou caso você não tenha nenhum, pode utilizar um tripé compacto, mais leve e portátil.
2 – Suporte para montagem no tripé
Existem vários adaptadores, suportes, montagem tipo sapata, etc…. para montar o celular em um tripé, com custo relativamente baixo.
Alguns exemplos estão abaixo, cada um com suas características.
3 – Disparador remoto
Como utilizar um disparador remoto no Celular?
Muitos fabricantes já disponibilizam os fones de ouvido junto com o celular. E a recomendação é justamente essa. Utilizar o volume do fone de ouvido como um disparador remoto.
Quando você conecta o fone de ouvido, ele irá funcionar como um disparador remoto. É possível também utilizar um temporizador do próprio aplicativo câmera do seu celular (cada celular terá sua particularidade no uso).
4 – Aplicativos
Existem uma série de aplicativos que podem ser utilizados para fotografar em longa exposição. Para efeito didático, vamos usar o aplicativo SlowShutter e no caso será para um Iphone, existem outros aplicativos também para o sistema Android, como exemplos: Camera FV-5 Lite, Long Exposure Camera 2, entre outros. Existem aplicativos que auxiliam desde longa exposição na luz do dia, até aplicativos que fazem rastros de estrelas. O aplicativo SlowShutter é pago e custa US$1,99, mas vocês vão ver que vale cada centavo.
O aplicativo SlowShutter possibilita o controle da longa exposição em 3 opções. Motion Blur (borrar o movimento), Light Trail (Rastros de luz) e Low Light (condições com pouca luminosidade). Vamos investigar cada uma das opções.
Como o Iphone não possibilita alterar a abertura do diafragma, o aplicativo trabalha variando o ISO e o tempo de exposição capturando uma sequência de imagens de acordo com o tempo desejado.
Motion Blur
No modo motion blur, é possível ajustar o tempo que você quer a sua exposição. É um modo muito útil para fotografar cachoeiras ou cenas que envolvem movimento de águas (mar, praia), onde há bastante movimento em um curto período de tempo.
Ele permite desde ¼ de segundo até 60 segundos e também inclui um modo Bulb.
Uma dica é fotografar entre 1 até 8 segundos, pois tempos de exposições mais longos ficam suscetíveis a pequenas vibrações do aparelho (mesmo que ele esteja em um tripé), e isso afeta a nitidez da imagem final.
Light Trail
Como o próprio nome já sugere, utilize para fazer longa exposições de luzes de veículos, light-painting, trânsito da cidade.
Low Light
Neste modo é possível contornar o problema que os celulares tem em performance em baixa luminosidade. O que ele faz é capturar o máximo de luz possível.
No aplicativo é possível ajustar um timer (temporizador), resolução e outros ajustes com muita facilidade. É perfeito para você utilizar para fazer uma longa exposição sem ter que carregar tantos equipamentos e sem se preocupar com tantos ajustes.
Uma boa fonte de inspiração é procurar pela hashtag #slowshutterapp no Instagram, para ver o que as pessoas estão fotografando com esse aplicativo.
5 – Um bom local e uma composição
Agora que você já sabe quais equipamentos e aplicativos utilizar é só sair e fotografar! Algumas sugestões de locais são: praias, cachoeiras, luzes da cidade, tráfego, baladas, retratos, movimentos da cidade, etc…
Mais alguns exemplos fotografados por mim com um Iphone 6 e com o aplicativo SlowShutter:
Pronto, agora você não tem mais desculpas para não fazer fotografias em longa exposição, porque não tem uma DSLR top de linha ou filtros ND. Simplesmente carregue o seu smartphone no bolso, o fone de ouvido, mini tripé e pronto! Saia para fotografar e dê asas a sua criatividade.
Você quer dominar a câmera fotográfica do seu celular e receber uma coleção completa de 500 Presets para Criar Fotos Incríveis?
Embora os celulares não tenham todas as funções de uma câmera profissional, podem captar fotos maravilhosas em muitas situações – incluindo paisagens, macros e retratos. Se você quiser aprender como aproveitar ao máximo a câmera fotográfica do seu celular, confira esse e-Book Dominando a Fotografia Mobile onde vai encontrar uma variedade de tópicos, desde viagens e fotografia de rua até fotografar paisagens com a câmera fotográfica do seu celular.
Tag:celular, Longa exposição, mobile, smartphone