Fotografia de Casamento – Como lidar com a concorrência
Olá amigos, neste artigo vou dar 10 dicas de como enfrentar o desafio da concorrência na fotografia de casamento!
Este é o meu primeiro artigo aqui no Fotografia DG e gostaria muito de agradecer ao Diogo Guerreiro pela oportunidade de partilhar meu conhecimento neste canal que tem se tornado uma referência em dicas fotografia.
Sou fotógrafo de casamentos desde 2003 e posso dizer que o mercado tem evoluído como nunca nos últimos anos. De patinho feio a fotografia de casamento tornou-se a vedeta do mercado com uma inundação de novos fotógrafos no ramo das fotos sociais. A maioria dos meus amigos fotógrafos tem entre 5 e 8 anos no mercado, e um número enorme de novos profissionais tem entrado no mercado. Muita gente nova!
Com essa avalanche de novos fotógrafos, surge algo que começa a assustar todos aqueles que estão há muitos anos na área: a concorrência.
Uma breve explicação sobre concorrência. Ela existe em todo o mercado evoluído e está em constante transformação. Diariamente novas empresas entram nos mais diversos tipos de segmentos e exige que empresas e profissionais se reinventem para que possam continuar no mercado.
Com o acesso fácil às novas tecnologias e equipamentos de fotografia digital, muitos aspirantes a fotógrafos tem surgido. Já dizia o quadro Super Sincero que para ser fotógrafo basta ter uma câmera digital. Mas nós sabemos que a coisa não é bem assim!
Gostaria de deixar 10 dicas de como lidar com a concorrência na fotografia de casamentos e animar você a olhar com bons olhos para aqueles que partilham dessa profissão tão fascinante.
10 Dicas para lidar com a concorrência na Fotografia de Casamento
1) Tenha sempre uma visão positiva da concorrência
Algo que tenho presenciado, que não acontece somente no mercado de casamentos, é a maneira como se olha para os concorrentes de maneira ruim e crítica. Há fotógrafos que só sabem falar mal dos concorrentes, não tem amizade com outros fotógrafos, nem tão pouco partilha suas informações com quem quer que possa concorrer com ele.
Ter concorrentes é excepcional para você e para o mercado. Ter concorrência ajuda com que profissionais invistam em conhecimento para não oferecer a mesma coisa sempre ao cliente, e com isso todos crescem.
Eu gostaria de agradecer aos amigos fotógrafos de São Paulo, meus concorrentes… Mais que concorrentes, grandes parceiros da área da fotografia. Este mês viajei a trabalho e uma noiva que estava com contrato quase fechado comigo não quis esperar minha volta de viagem e acabou optando por fechar com um outro fotógrafo, que nem conheço pessoalmente, mas sei que tem um bom trabalho. Quando a noiva me disse o nome do fotógrafo, eu disse a ela: “Que bom! Você vai ter uma boa cobertura fotográfica! Sucesso e felicidades no seu grande dia!”. Fiquei feliz que a noiva encontrou outro profissional para atendê-la, com qualidade e que isso fortalece o mercado. O contrário já aconteceu comigo também. Então devemos sempre estar tranquilos com relação aos que trabalham com fotografia de casamento como nós!
2) Invista em valorizar seus pontos fortes
Todos nós temos pontos fortes. O interessante é que quando somos indagados de sopetão sobre as características que nos destacam dos outros profissionais, ficamos inseguros e às vezes até sem resposta. Sabe por quê? Não sabemos valorizar aquilo que temos como pontos fortes. Tenha sempre em mente quais são suas melhores características e saiba valorizá-las quando você é questionado ou precisa defender seus serviços em detrimento do concorrente. O cliente (e você) precisa saber porquê você é melhor que o outro fotógrafo que cobra, inclusive, mais barato que você!
3) Não entre na guerra de preços
A pior coisa da concorrência é quando entramos na guerra de preços para poder ganhar clientes. Cada vez que cobrimos ofertas e baixamos o valor para “ganharmos um contrato”, rifamos nossa arte e rebaixamos o que temos a oferecer. Se um cliente tem 2.000,00 para pagar na fotografia e seu pacote mais básico é 3.000,00, deixe-o ser atendido por outro profissional que vai cobrar tal valor. Se você deprecia seu trabalho em quase 40%, significa que você não sabe quanto ele vale, e o seu cliente também vai saber disso.
Outra dica nesse sentido é com relação aos descontos. Um máximo de desconto (para um pagamento diferenciado, como à vista por exemplo) deve ser de 6 a 10%. Eu ví uma pesquisa que, se você oferece 20% de desconto no seu valor, você tem que vender o dobro daquilo que você iria vender cobrando o valor normal para ter o mesmo lucro. Como não temos como fazer 8 casamentos por mês ao invés de 4 para recuperar isso, eu posso garantir: Não compensa!
Cobre o justo e ensine seu cliente a dar valor pelo que ele está contratando. Muitas vezes, para mim, vale mais eu passar tempo em casa com minha esposa que pegar um contrato de alguém que não sabe dar o devido valor ao meu trabalho
4) Corra riscos
Vejo frequentemente fotógrafos que tem pavor de reajustar seus preços e valorizar seu trabalho. Se você está investindo constantemente em sua fotografia e em conhecimento, não tenha dúvidas que você precisa cobrar mais. Se cada um de nós valorizar seu trabalho, nosso mercado como um todo também vai ser valorizado pelos nossos clientes.
Claro que você precisa oferecer diferenciais para poder cobrar mais. Não aumente seu valor se você não tem nada de novo a oferecer. Cursos, estudos, equipamentos, informações… Tudo isso tem seu preço e você deve cobrar mais cada vez que oferece algo melhor aos seus clientes
5) Encontre novas oportunidades
O mercado se reinventa cada vez que colocamos nossa criatividade para fora e encontramos novas formas de lucrar com nossa paixão.
Antigamente não existiam sessões de noivos, trash the dress, street wedding, fotos na hora… O fotógrafo vendia um álbum com 30 fotos, tamanho 20×25 e a única forma de se lucrar mais era vendendo fotos extras.
Fotógrafos visionários e profissionais com mente aberta criaram inúmeros serviços que abriram um leque de novas oportunidades. Hoje temos álbuns laminados, fotolivros, laminações especiais, impressões em papéis fine art, sessões pós casamento em lugares paradisíacos, e eu posso garantir que ainda existem muitas coisas para serem lançadas. Não continue no mesmo lugar. Crie diferenciais e cobre por isso!
6) Evolua
Quanto mais o mercado cresce e se desenvolve, mais ele exige de você ir para um outro patamar. Nunca, em toda a história da fotografia, foi tão necessário investir em conhecimento. E nunca também houve tantas opções para você sair do lugar onde você está. Este ano investi um valor razoável em conhecimento como cursos, livros, workshops e congressos. Posso dizer também que evoluí como nunca em meu estilo e olhar fotográfico. Se você quer estar a frente da concorrência você precisa ir atrás de coisas novas para tornar sua fotografia ainda melhor. Vale ressaltar que os grandes nomes da fotografia brasileira investem constantemente em conhecimento, inclusive indo buscar conhecimento fora do país, estando um passo a frente e nos inspirando cada vez mais a irmos além!
7) Apaixone-se cada dia pelo que você faz!
Fotografar é maravilhoso. O que eu digo para as noivas: é mágico fazer o que faço. Volto realizado para minha casa toda vez que saio de um casamento. É uma sensação de alegria e de prazer em produzir imagens que vão marcar a vida das pessoas. É interessante como ouço isso de todos os casais que vão ao meu estúdio: “é nítido que você ama o que você faz!”. Eu acredito que esse é um grande diferencial entre você e toda a concorrência. Seja apaixonado! Vá além. Ande uma milha a mais pela beleza das fotos do seu cliente. Mostre-se que você está tão feliz por aquele momento quanto os convidados que estão lá. Brilhe! Isso com certeza faz com quem você seja muito mais admirado por seus clientes e torna sua vida muito mais especial
8 ) Entenda o valor de ser raro
Um conselho de um dos maiores fotógrafos do Brasil: “Seja raro!”. Vinicius Matos disse isso em inúmeras oportunidades que tive de ouví-lo! Torne seu trabalho valioso! Torne-se alguém que as pessoas vão desejar contratar porque você oferece o que ninguém mais oferece. Participe de concursos e ganhe concursos! Torne-se um diamante na área. A concorrência olhará para você com admiração, o mercado também e principalmente os seus clientes!
9) Esteja antenado!
Um fotógrafo dos dias atuais precisa estar antenado e em linha com a cultura das redes sociais. O fotógrafo dos novos tempos precisa ter um bom website, um blog constantemente alimentado, facebook, twitter, Orkut, Flickr e participar de outras comunidades de troca de informação. Com a avalanche de novos profissionais, a única forma de se destacar é tornar-se conhecido. Invista em conhecimento esta área também. Noivas cada vez mais são fãs de internet e de informação. Se você estiver lá, elas vão encontrar você! Abra sua mente e, se ainda não entrou, entre de cabeça na Internet e nas mídias sociais!
10) Contribua para a sociedade
O maior prazer que podemos ter como profissionais é usarmos nosso conhecimento para ajudar outros a evoluírem também. Eu sempre adorei isso. Talvez seja uma pontinha de desejo de viver essa vida docente e transmitir conhecimento, ver outros surgindo e se edificando no mercado profissional. O mercado está em busca de novos profissionais e tem espaço para quem está desejoso de compartilhar conhecimento e informação. Colabore! Ajude! Participe de comunidades! Ofereça conhecimento e você encontrará muita satisfação na gratidão daqueles que você edificar na caminha profissional de fotógrafo de casamentos!