O que é fotografia
Olá fotógrafos, mais uma vez desculpas pela demora na coluna sobre fotografia.
Já falamos sobre o uso de Photoshop, composição fotográfica e fotojornalismo, mas acho que acabei me esquecendo do mais importante, que é saber o que é fotografia.
Do grego Photo=Luz e Grafia=Escrita, ou seja, nada mais é do que escrever com a luz.
Já dizendo, antigamente, tudo acontecia com a luz sensibilizando o FILME e deixando gravado na película a imagem, e por meio químico de reveladores, era possível visualizar a imagem.
Já hoje, por meio da tecnologia, foi implantando CCD – Charge Coupled Device – um dos dois principais tipos de sensores de imagem utilizados em câmeras digitais. Quando uma foto é tirada, o CCD é captado pela luz por meio das lentes da câmera. Cada um dos milhares ou milhões de pixels que fazem com que o CCD converta a luz em elétrons. O número de elétrons, geralmente descrito como a carga acumulada de pixel, é medido e em seguida convertido para um valor digital. Isso ocorre fora do CCD, em um componente da câmera chamado conversor analógico-digital, possibilitando que até aparelhos de telefonia móvel, possibilitem o registro de imagens.
E para que a imagem seja certamente “gravada” no CCD, é necessário o aprendizado de duas coisas importantes, a abertura do diafrágma e a velocidade do obturador.
O diafrágma é responsavel por duas coisas, uma a quantidade de luz que vai compor a imageme segundo a profundidade de campo (para maiores esclarecimento sobre profundidade de campo ou DOF – depth of field acesse , ambos os casos controlam a luz e, veremos mais adiante nas próximas colunas.
Para muitos, a fotografia é somente a forma de se “congelar” um momento, seja uma pessoa ou um fato que ocorreu no cotidiano, já para outros e uma arte e literalmente “pintar” com a luz.
Bom aprendizado e, fotografe muito, mas sempre pensando antes em observar a cena antes de fotografar.
Abraço e boas fotos
“O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.