Fotografando Ensaios de Famílias
Assim como os chamados DIY weddings dos Estados Unidos (também chamados backyard weddings, ou ‘casamentos no quintal’, referência a casamentos mais íntimos e com toques produzidos pela noiva e sua família), o registro fotográfico da família vem sendo cada vez mais procurado pelos clientes no Brasil. Os clientes procuram esses ensaios porque querem um registro único de suas famílias. Podem, inclusive, acompanhar o crescimento e desenvolvimento de seus filhos através das suas fotos. Pretendo dividir aqui um pouco da minha experiência com esse tipo de ensaio.
Não é regra absoluta, mas ensaios de família realizados sob a ótica do lifestyle photography, que buscam capturar momentos genuínos e espontâneos de carinho e descontração nas relações dos fotografados, são melhor fotografados fora dos estúdios. O ideal, então, é sempre sugerir ao cliente a realização de fotos em casa ou no lugar que mais tenha afinidade com atividades de lazer da família ou do casal. Para famílias com crianças, sugiro sempre escolhermos o lugar em que costumam brincar mais, seja um parque, uma praia, até uma rua onde brincam e praticam esportes. Para crianças menores, sugiro mais especificamente as fotos em casa, onde a criança estará em contato com seu quarto, seus brinquedos de estimação, sua cama e a cama dos pais. Essas sugestões e escolhas são importantes para deixar as crianças mais seguras e confortáveis no ensaio, o que contribuirá para a naturalidade que você deseja obter nas fotos.
Ainda com relação às crianças menores, é bacana fotografar os momentos da rotina do bebê. Quantas vezes eu vi um sorriso enorme no rosto das minhas clientes ao ver fotos divertidíssimas dos seus filhos jogando água para fora das banheirinhas ou fazendo ‘aquela careta de sempre’ na hora da papinha! Você eternizará os momentos lindos do cotidiano do bebê, que a mãe e o pai acompanham todos os dias, mas nem sempre têm a chance de fazer uma foto linda deles. Para as crianças maiores, a dica é perguntar aos pais qual é a atividade favorita deles: além de ajudar na escolha da locação, como já dito anteriormente, você ganha um assunto para conversar com os pequenos e sabe em que situações colocá-los para fotografar. Por exemplo, ao conversar com a mãe de uma menina linda que ia ser fotografada, descobri que ela adorava ginástica rítmica e livros de ficção. Sugeri, então, que a mãe levasse os equipamentos de ginástica: fotografei a diversão enquanto ela usava seus equipamentos super coloridos, dançando no ar, em meio à floresta. Ficou lindo! Nunca deixe de conversar com a família antes de fotografar, para não perder fotos que retratem de verdade seus clientes.
E os pais? Simples. Experimente fotografá-los em um momento de carinho, em segundo plano, enquanto em primeiro plano as crianças se divertem. Outra experiência pode ser fotografar os pais participando das brincadeiras dos filhos, seja jogando videogame, brincando de pique ou lendo livros para eles. Sugira uma brincadeira, um momento de careta coletiva ou cócegas! Além disso, vale também fotografar a ‘invasão’ das crianças no namoro dos pais, o pulo em cima dos dois, cenas de ciúmes. Por fim, não deixe de fotografar também os pais enquanto acontece a brincadeira dos filhos: você pode fotografar um momento lindo de admiração profunda no olhar dos adultos, observando a diversão das crianças. :-)