Foto ganhadora do WPP 2016: a foto da década?
Alguns motivos porque a fotografia produzida por Warren Richardson poderá ser considerada a imagem da década
de Adrián Morillo (traduzido)
O World Press Photo é sinônimo de polêmica, sempre há alguma razão. Neste ano, felizmente, parece que os debates estéreis sobre o retoque da fotografia ganhadora desapareceram, para questionar se a fotografia premiada era a mais apropriada para refletir o drama dos imigrantes sírios, ou abrir discussão sobre se uma fotografia com uma definição tão imprecisa pode ser ganhadora. Lhe damos nossa opinião.
O veredito do júri do World Press Photo é unânime, ainda que bastante impreciso. No vídeo que tornaram público, comentam as virtudes da imagem, que se pode resumir em seu enquadramento perfeito, a capacidade de converter-se em icônica e como é diferente em relação ao ordinário em fotografias de imigrantes. A verdade é que não entraram muito em detalhes.
Uma fotografia para a História
Nós acreditamos que a instantânea do fotógrafo australiano Warren Richardson possui uma grande quantidade de razões para tê-la em consideração como uma fotografia de grande valor a muitos níveis:
- Representa um conflito que afeta profundamente as bases da União Europeia, ao servir para mostrar como a crise dos refugiados está provocando rachaduras na suposta unidade da Europa, onde cada país olha para um lado.
- Sua carga simbólica, emocional e estética é insuperável. Suas qualidades são tais que importa pouco que seja uma fotografia o da mesma forma uma pintura. Trata-se de uma imagem que transcende o suporte fotográfico.
- Esta fotografia seria impensável há 10 anos e é um exemplo dos benefícios da fotografia digital em situações extremas. Com um ISO a 6.400 e uma velocidade de disparo a 1/5 seria difícil pensar em algo parecido disparado em 35mm.
- Ainda existe fotojornalismo do bom. Frente às onipresentes críticas à fotografia documental rápida, incluindo à base de iPhone, trabalhos como o de Richardson, qeu passou 5 noites dormindo com os refugiados sírios na froteira com a Hungria até captar esta imagem demonstra que ainda existem trabalhos de fundo magnífico.
via Xataka Foto