
Fluxo de trabalho rápido com chroma-key
Na última semana, recebi um pedido de orçamento para atender uma demanda de fotos para campanha política de um partido local. Com preço acertado, surgiu a dúvida: como agilizar o trabalho de recorte das fotos para a montagem do material de campanha de 55 candidatos?
O material final seria enviado para a agência responsável pela criação, mas de qualquer forma era preciso tornar o trabalho dos designers mais fácil e prático. Nesta hora, surgiu a ideia de trabalhar com chroma-key.
O chroma-key, para quem não está familiarizado com o termo, utiliza uma cor de referência para recorte imediato, normalmente azul ou verde. É muito comum em vídeo, principalmente cinema, mas costuma aparecer pouco na fotografia.
O processo é simples:
– Para a sessão de fotos, utilizamos um fundo verde simples, de tecido, e duas tochas de 200W com sombrinhas difusoras. As duas tochas foram posicionadas a 45º de cada lado. O candidato ficou cerca de 4 metros distante do fundo, aproximadamente a mesma distância entre ele e as tochas.
Obs.: Como o fundo verde será removido completamente, não é necessário que ele esteja completamente esticado. Não havendo sombras duras, a remoção no chroma-key funciona perfeitamente na grande maioria dos casos.
– O segundo passo é fazer a mágica: para este job, foi utilizado o Easy Green Remover, um script gratuito para Photoshop.
O plugin faz todo o trabalho sozinho e, se o resultado não ficar perfeito no modo totalmente automático, ainda permite alguns ajustes básicos mas bem precisos.
O resultado é um recorte justo. Na foto acima, fiz um fundo simples apenas para mostrar o recorte final.
Se a imagem estiver bem iluminada, o processo de recorte do fundo através do chroma-key, utilizando este plugin, não leva mais de 5 segundos.