Flora P. e seus selfs nus
Flora P. capricha em autorretratos artísticos e sem roupa, produzidos em locais de variados ambientes e localizações pelo mundo
via revista Fhox (link) seleção de fotos: Flora P.Utilizando ora cabo, ora controle remoto, a fotógrafa austríaca Flora P. produz autorretratos pelo mundo, passando não apenas por países de sua Europa natal, mas também Estados Unidos, Índia, e onde mais achar interessante para seus selfs (corruptela de selfportraits, “autorretratos” em inglês). Esses selfs, por sinal, não devem ser confundidos com selfies, modalidade assumidamente menos séria de autorretrato — ela gosta de deixar claro isso. Suas fotos não são simples demonstrações de ego/auto-estima ou apenas despretensão em relação ao ato de fotografar, e sim demonstrações artísticas em imagens fixas de sentimentos.
Passeando por suas imagens, é possível notar duas características da obra da autora: uma é que ela aprecia a variação de ambientes (e também tonalidades) — daí suas fotos podem ser feitas em meio a um cenário mais clean como uma sala de museu com esculturas abstratas, ou algo como um bosque repleto de folhagens alaranjadas pelo outono; e a outra característica evidente é a ausência de roupas. Exceptuando-se poucas imagens em que há a presença de algum tecido/malha, em todas elas Flora P. está completamente nua. Tudo muda em relação às imagens (incluindo as cores, que por vezes dão lugar a uma escala de cinzas), mas embora omita seu sobrenome, Flora P. está sempre descoberta em seus selfs.
Não há, no entanto, uma clara energia sexual nas fotografias produzidas pela autora. Pelo contrário, é possível dizer que pelo menos em sua grande maioria, tal interpretação seria exagerada e sem fundamento consistente. Não deixam de ser, porém, atraentes as imagens, pela valorização do corpo sob diferentes entornos e luzes através de sua autora-modelo que com 29 anos já aparenta certa maturidade em suas produções, e deve ainda viajar bastante pelo mundo e por seu interior para demonstrar-nos com naturalidade a beleza do corpo feminino e dos sentimentos humanos. Quem quiser acompanhá-la, acompanhe suas produções em seu site ou siga sua fanpage no Facebook.