Fator de corte, uma questão de tamanho!
Nossa dica de hoje é sobre fator de corte. Vamos lá?
O que é corte?
Primeiramente, explicaremos alguns conceitos, para você entender e acompanhar sobre o que estamos falando. Corte em fotografia é a mesma palavra que em outros significados, tem a ver com o quanto da imagem será captada pela lente, ou seja, o quanto da imagem será cortada. Isso vai depender do sensor da câmera. Dependendo do sensor, algumas imagens terão cortes maiores e outras, consequentemente, menores.
Sensores das câmeras
Existem sensores de diversos tamanhos, sendo que o tamanho base é de 35 milímetros. Câmeras que possuem o tamanho base de sensor são chamadas de full frame e, não sei se você recorda, são do mesmo tamanho daqueles rolos de filme de antigamente. Sensores com tamanho menor do que o base são chamados de APS – C. Você observará que o tamanho padrão de 35 milímetros, na verdade, possui dimensões de 36 x 24 mm. Para saber a diferença no fator de corte, se for possível, faça fotos com câmeras com sensores de diferentes tamanhos: um com full frame e outro com APS – C. Você irá reparar que as fotos são iguais, se forem feitas com a mesma resolução e as mesmas características, tendo como única diferença a borda cortada, que na com full frame será menor esse corte. Com uma câmera full frame, você terá muito mais da foto retratada do que nas APS – C.
Fator de corte (ou crop fator)
Agora você já sabe que as bordas são definidas, ou cortadas, pelo sensor da câmera. Mas qual o fator de corte? Como saber quanto da foto será cortado? Precisamos usar um pouco de lógica para entendermos o fator de corte.
Quando cortamos um pedaço da imagem, supõe – se que, quanto menor o sensor, maior a distância focal da lente. Agora precisamos usar um pouco de Matemática. Sim, para fotografia também usam – se cálculos e eles fazem diferença nas fotos feitas.
Temos, por exemplo, uma câmera com sensor de 22 x 15 mm, ou seja, APS – C, pois é menor do que o tamanho base dos sensores. Utilizando uma lente de 31 mm com esse sensor, ela fará a mesma fotografia que uma câmera com lentes de 50 mm e full frame (sensor de 36 x 24 mm) faria. Para saber o fator de corte, dividimos o tamanho das lentes, ou seja, 50 dividido por 31 e chegamos ao valor de 1.6. Esse é o fator de corte deste sensor. E se você souber o fator de corte e deseja saber quais lentes usar, qual o cálculo a ser feito? Pois é, Matemática de novo! É só fazer o cálculo inverso. Temos um sensor APS – C e desejamos saber qual lente usar, com o fator de corte 1.6. Pegamos o valor de 50 mm (lentes para sensores full frame) e dividimos esse valor pelo fator de corte (1.6), obtendo o número 31. Consequentemente, descobrimos que, para utilizar sensores APS – C e termos fotos iguais a aquelas feitas com câmeras de sensores full frame e lentes de 50 mm, precisamos de lentes com 31 mm, se utilizarmos o mesmo fator de corte.
Um sensor full frame é aquele que capta um tamanho maior da fotografia, enquanto sensores APS – C irão fazer fotografias menores, ou seja, irão cortar mais da fotografia e a cena retratada será menor. Por isso, fazendo o cálculo do fator de corte, você poderá aproveitar mais da cena e captar mais lembranças.
Aumentando o fator de corte, as lentes irão se comportar da mesma forma, ou seja, elas não sofrem mágica e mudam a medida. O que acontece é que as lentes de 50 mm até podem aumentar as bordas e cortar 80 mm, mas seu comportamento ainda é de uma lente de 50 mm, mantendo a mesma profundidade de campo e todas as suas outras características.
Isso é válido demais, porque as câmeras que possuem sensores full frame são aqueles que simulam as câmeras antigas de filme e são, em sua maioria, utilizadas em câmeras mais caras. Utilizando – se do fator de corte, você terá fotografias maiores, semelhantes à aquelas das câmeras de ponta.
Principais fatores de corte
Os fatores de corte mais comuns das câmeras atuais são 1.5 e 1.6. O que os fabricantes de câmeras tem feito atualmente são câmeras com sensores menores, com lentes menores e mais leves.
Principais fatores de cortes:
1.7 × – Sigma DP1, DP2 Sigma, Sigma SD15, SD14 Sigma, Sigma SD10, Sigma SD9.
1.62 × – Canon EOS 7D, 50D, 60D, 70D, 600D (T3i/X5), 650D (T4i/X6i), 700D (T5i/X7i), 1100D (T3/X50), 1200D (T5/X70), Canon EOS M.
1.57x – Nikon D3100, Nikon D3200
1.54 × – Pentax K-01, K-50, K-500, Samsung NX
1.53 × – Pentax K-3, Nikon D3300, Nikon D5300
1.52 × – Todos formato DX da Nikon câmeras DSLR, exceto D3100, D3200, D3300 e D5300; todos Fuji; Sony (exceto para o full-frame α 850, 7 e α α 7R); Sigma SD1, Sigma SD1 Merrill, Sigma DP1 Merrill, Sigma DP2 Merrill.
1.3 × – Canon EOS-1D Mark IV, 1D Mark III, 1D Mark II (e Mark II N), EOS-1D, Kodak DCS 460, DCS 560, DCS 660, DCS 760, Leica M8, M8.2
Nem todas as lentes são compatíveis com sensores full frame e, por isso, você deve ficar atento quando comprar uma para sua câmera. As marcas designam as seguintes terminações de lentes para as suas respectivas câmeras:
- Canon: EF-S
- Konica Minolta: DT
- Nikon: DX
- Pentax: DA
- Samsung: NX
- Sigma: DC
- Sony: DT, E.
- Tamron: Di II
- Tokina: DX
Ou seja, se você tem uma câmera que possui fator de corte (conhecidas como cropadas) e precisa de uma lente, é só buscar nos mercado lentes com a terminação correspondentes, por exemplo, a Nikon D3200 que possui fator de corte 1.52, é só procurar por lentes DX.
E como já escrevi anteriormente, eu indico sempre dar uma olhada no site do Photozone, mesmo sendo em inglês, no final eles sempre fazem uma análise da qualidade ótica, da qualidade mecânica e do custo x benefício e esse último muito nos interessa, né?
E na prática o que isso importa pra mim?
Explicando a imagem. Como você pode perceber, a imagem da garota foi feita 4 vezes, mas se usou somente 3 resultados:
Quando usamos uma lente 50mm em uma câmera Full Frame e em uma câmera cropada, os resultados são bem diferentes, você pode perceber no 1º e 2º resultados, mas quando usamos uma 70mm em uma Full Frame, o resultado se aproxima bastante da cropada de 50mm, como visto no 2º e 3º resultado.
Atualmente nós estamos acostumados às lentes grande angulares das câmeras compactas e celulares, e isso traz muito conforto na hora de fotografar, quando “evoluímos” para equipamentos com fatores de corte, é comum sentir o desconforto, por que não dizer a frustração de não conseguir fazer o mesmo enquadramento.
Essa perda pode ser útil em alguns casos porque você acaba ganhando mais zoom, mas por outro lado, dependendo do tipo de fotografia que você faz, isso vira uma tortura.
Eu vivia uma situação “estressante” quando comecei a fotografar eventos profissionalmente (minha câmera também tinha fator de corte) e o meu sócio, uma Full frame. Toda vez que eu precisava fotografar um grande grupo, a minha primeira preocupação era a distância que eu teria que ficar pra enquadrar, já que a mesma lente em câmeras com e sem fator de corte, enquadram áreas bem diferentes…
Ah, então eu preciso de full frame? Talvez não, mas é bastante aconselhável que você entenda que quando sua câmera vem com uma lente de KIT 18-55mm, na verdade você possui aproximadamente uma 27-82mm (18 x 1.5 e 55 x 1.5), ou seja, nem tem grande abertura, nem grande zoom.
Vale estudar esse conceito e aplicar no entendimento de como sua câmera funciona, sempre visando em um resultado melhor!
Tag:aps, Fator de corte, full frame