Equipamentos melhores fazem fotos melhores?
Olá amigos do Fotografia-DG, como estão?
Com o grande sucesso que a polêmica postagem sobre da fotografia teve no meu blog, achei que polemizar aqui também seria divertido e renderia muitas conversas.
O assunto não é novo, mas vejo que ainda habita a cabecinha de muitos fotógrafos iniciantes. Dentro da variável “que câmera comprar”, há muitas indagações sobre comprar os melhores equipamentos, na esperança de obter melhores fotografias. Até que ponto isso é verdade?
Como grande defensora de métodos facilitadores, câmeras simples e valorização do aprendizado, sou uma daquelas que diz NÃO àqueles que querem mudar de equipamento sem antes dominar o equipamento anterior (se pedirem minha opinião, claro).
Possuo uma câmera simples, de entrada e sou apaixonada por ela. Já ouvi por aí que consigo “tirar leite de pedra”, com as fotos que faço com a minha Nikonzinha. Mas pera aí, só porque a câmera é simples que as fotos saírem boas é assim tão surpreendente?
Será que esta imagem acima ficaria realmente melhor se fosse capturada com uma Canon 5D Mark II? Ou foi o conjunto de técnica, sensibilidade, sorte de estar ali no momento certo e habilidade para captar a expressão da menina que fez essa foto se tornar meu cartão de visitas?
Não digo que sensores com mais qualidade, que apresentem menos ruído, ou lentes com melhor qualidade ótica não vão melhorar a qualidade final da sua fotografia. Mas afirmo que de nada adianta um conjunto espetacular, se você não souber o que está fotografando, nem como está fazendo.
Fotografia é arte e como toda arte, deve ser estudava, levada a sério e não é feita por qualquer um. Não basta apertar um botão para se denominar fotógrafo.
O equipamento é só um intermediário. Que trabalha para você e faz com que você consiga atingir seus objetivos.
A melhor pergunta para se fazer quando se quer mudar de equipamento é: “O que ele vai me oferecer a mais, que meu antigo conjunto não possuía?” Se a resposta demorar a vir, é porque você não precisa da troca.
Isso também se aplica àqueles que perguntam: “Que lente preciso para fotografar melhor?” Bem, se você nao sabe, é porque não precisa. Simples assim. Fazer uso dessa política, de quebra ainda te faz economizar uns trocados. Ótimo, não?
Um exemplo (apesar de achar que vocês já entenderam, rs), que meu pai costumava me dizer, toda vez que eu apresentava a famosa neura de equipamento: “Se você, que não é pintora profissional, fosse presenteada com o melhor conjunto de tintas e pincéis do mundo, ao mesmo tempo em que Pablo Picasso resolvesse pintar um quadro com tinta guache comprada na mercearia da esquina, quem você acha que se sairia melhor?”
Essa explicação do meu pai nunca saiu da minha cabeça. Sempre que fico com aquela pontinha de raiva, pensando: “Se eu tivesse uma câmera melhor, minhas fotos estariam bem melhores”, páro e penso no exemplo do Picasso.
E vocês, o que acham dessa afirmação? Acham que o equipamento faz o fotógrafo?