
Entrevista a Fer Juaristi – Palestrante do Wedding Brasil
Quem não fez a sua inscrição a tempo perdeu a oportunidade! As vagas para o Wedding Brasil já estão esgotadas, e faltando poucos dias para o congresso, restam apenas vagas em alguns Workshops, que serão ministrados no final de semana que antecede o congresso.
Já o Prêmio Wedding Brasil 2011 selecionou os 100 finalistas do concurso, sendo que agora cabe aos fotógrafos Vinicius Matos, Márcia Charnizon, Beto Riginik, Fabio Laub e Lauro Maeda, a dura missão de eleger os 40 finalistas e os 10 vencedores, que serão anunciados durante o congresso no Memorial da América Latina.
E para aumentar a expectativa dos congressistas, o Fotografia DG traz nessa edição da pré-cobertura do Wedding Brasil a entrevista de um dos palestrantes mais esperados dessa edição: o mexicano Fer Juaristi!
Dono de um estilo singular, Fer Juaristi é premiado pelas maiores associações de fotojornalistas do mundo, e tem por característica a fotografia carregada de sentimento e poesia, com uma influência do cinema e do minimalismo.
Fotografia DG – O começo da carreira é sempre difícil, e às vezes até desestimulante, como foi o seu início e como enfrentou os primeiros desafios? Sempre fotografou casamentos ou fez outros tipos de trabalho?
Fer Juaristi: O mais difícil é encontrar um mercado que entenda a sua abordagem visual, no começo eu estive prestes a deixar de fotografar, porque eu recebi críticas muito ruins dos casais. Eles queriam algo mais tradicional e eu explicava bem no momento de vender.
Pouco a pouco o mercado compreendeu meu LADO B e a partir daí tudo se tornou um pouco mais fácil. Até o momento o meu mercado é pequeno, nem todo mundo quer EXPERIMENTAR no dia do seu casamento, eu aprendi a ter uma comunicação mais direta antes de assinar um contrato.
Fotografia DG – Fotografar de forma surpreendente: um talento inato ou com técnica e persistência é possível aprender? Existe algum segredo?
Fer Juaristi: Eu creio que cultivar a nossa memória visual vendo muita arte, fotografia artística (não de casamentos), cinema e sempre tentar abrir a nossa sensibilidade um pouco mais nos ajudará mais rápido a criar um estilo pessoal.
Fotografia DG – Suas fotos possuem uma influência de minimalismo e são repletas de poesia, esse estilo sempre esteve presente nos teus trabalhos desde o começo ou foi descobrindo com o tempo?
Fer Juaristi: Podem ver meus primeiros trabalhos no meu primeiro blog que vão desde 2007 até hoje. Eu penso que, como tudo na vida, para mim é uma explosão, em vez de uma evolução.
Fotografia DG – Você diz que busca inspiração na moda, no cinema e nas artes visuais. Qual a importância destes elementos para a criação de uma identidade na fotografia?
Fer Juaristi: Misturar elementos, tudo isso já foi fotografado, ninguém tem uma proposta única, é simplesmente fazer a sua mistura da realidade e estar contente com o que ofereces.
Fotografia DG – Quem são os artistas que mais influenciam o seu trabalho?
Fer Juaristi: O trabalho de Pete Turner me deixa louco! Ele foi o primeiro fotógrafo que realmente me cativou.
Fotografia DG – Como você vê o futuro da fotografia de casamento?
Fer Juaristi: Vejo que estamos em um momento mágico, e que os profissionais devem demonstrar porque eles cobram o que cobram, já que todos podem comprar uma câmera e começar a fotografar em alguns minutos.
Fotografia DG – Em tempos de fotografia digital e massificação da produção fotográfica, você acha que a fotografia de casamento com status de obra de arte é apenas uma tendência passageira ou é algo que ganhará ainda mais força?
Fer Juaristi: Isso depende das nossas propostas e que os casais nos deixem brincar. Não posso adivinhar o futuro, mas posso me adaptar a ele
Fotografia DG – O que podemos esperar da sua palestra no Wedding Brasil?
Fer Juaristi: Honestidade, falar o pouco que sei e compartilhar tudo.
Tag:2011, entrevista, fer juaristi, wb, wedding brasil