
Entrevista a Ale Carnieri – Palestrante do Wedding Brasil
Faltam menos de 40 dias para o início do maior congresso de fotografia de casamento da América Latina: o Wedding Brasil 2011! Profissionais experientes e iniciantes aguardam ansiosamente por este evento, que pretende ser um marco na carreira dos fotógrafos e da fotografia da América do Sul.
O Fotografia DG estará presente no Wedding Brasil, onde eu e a colunista Huaíne traremos todas as novidades e acontecimentos do evento.
A partir desta semana você irá conhecer, aqui no Fotografia DG, um pouco mais sobre alguns dos palestrantes do Wedding Brasil.
O nosso primeiro entrevistado é Alexandre Rafael Carnieri, mais conhecido como Ale Carnieri. O fotógrafo curitibano, extremamente polivalente, é advogado, surfista e mergulhador, e resolveu dedicar sua vida à fotografia após uma viagem para a Polinésia Francesa.
De congressista à palestrante, Ale Carnieri é muito mais do que um fotógrafo, é um grande e incansável estudioso da luz e é sobre este tema que irá abordar na palestra “Linguagem da Luz” no dia 28/04 a partir das 14:30.
Ale Carnieri dando seus primeiros passos da fotografia
Conheça um pouco mais sobre o fotografo na entrevista abaixo:
Fotografia DG – Você além de fotógrafo é também advogado, como e quando você descobriu a paixão pela fotografia e partir de que momento resolveu dedicar-se profissionalmente à ela?
Ale Carnieri: Desde criança sempre gostei de fotografia, porém foi já formado, enquanto tentava registrar do melhor modo possível as paisagens de uma viagem que fiz, é que descobri minha real vocação. Desde então jamais parei de estudar e, principalmente, praticar.
DG – Quais são as suas referências na fotografia, na pintura e na música que inspiram o seu trabalho, e como isso influência seu processo de criação?
Ale Carnieri: Seguramente eu não estaria aqui se não fosse pela figura do Gus Benke que é uma figura também! Ele foi um dos primeiros fotógrafos que conheci e desde então nos tornamos grandes amigos, um cara que admiro muito o olhar e respeito que tem por quem fotografa. Tem muitos outros fotógrafos que gosto, o Fer Juaristi é um deles, que tive oportunidade de conhecer no Wedding Brasil do ano passado, um sujeito extremamente simples e genial. Na pintura, Caravaggio, Kandinsky, Matisse, Van Gogh, Miró, Tarsila do Amaral, Potty Lazzarotto, entre tantos.
Aprecio muito MPB e também gosto muito de música clássica. Acredito que todo elemento artístico (ou a falta dele) influencia no processo de criação. O fato de frequentarmos museus, teatros, cinemas, concertos acrescenta em muito nossa bagagem cultural e seguramente há um reflexo em qualquer trabalho que se realize. E fotografar com trilha sonora é muito bom também, não é?
DG – Fale um pouco sobre o tema da palestra “Linguagem da luz” que você ministrará no Wedding Brasil 2011.
Ale Carnieri: Na palestra pretendo gerar uma reflexão sobre como a luz pode influenciar na cena e na mensagem que o fotógrafo deseja transmitir. A idéia é despertar a imaginação das pessoas para o infinito de possibilidades do efeito da luz. A prática ao vivo será uma surpresa ao público!
DG – Você postou no Twitter que o Wedding Brasil será um divisor de águas para os fotógrafos de casamento, qual a importância que este congresso trouxe para o seu trabalho e o que acha que pode mudar para os participantes que irão prestigiar o evento?
Ale Carnieri: Nesta semana a Editora Photos esteve reunida com os palestrantes e foi maravilhoso perceber o quanto todos que estão envolvidos querem compartilhar. Sou congressista desde a primeira edição e sempre retornei de cada evento cheio de idéias novas. Acredito que são os participantes as pessoas responsáveis por aplicar as idéias e reeducar os clientes, afinal de contas naquelas duas platéias só estará a nata da fotografia sul-americana. Namastê! Nos vemos lá!
Saiba mais sobre Ale Carnieri no seu site pessoal em www.studiogaea.com.br e siga-o no twitter @alecarnieri
Na próxima edição desta cobertura, teremos a entrevista do palestrante Evandro Rocha! Não perca!
Abraços e bons clics