Ensaios de Páscoa para Pets
Sim! Isso mesmo o que você leu, ensaios de páscoa para os bichinhos de estimação.
O mercado pet no Brasil e no mundo vem crescendo a cada ano. E a fotografia pet aqui no Brasil ainda está engatinhando, ainda é uma novidade!
Estamos na época mais doce do ano, a Páscoa. E com ela dá para ganhar dinheiro fotografando! E vim trazer algumas dicas para você fotografar bastante os bichinhos de estimação nessa páscoa:
Goste realmente de animais e tenha paciência
Sim, é uma dica bem parecida para fotografar crianças haha. Não adianta só achar bonitinho e querer clicar, tem que entender um pouco do comportamento animal e ter paciência com eles, pois com os animais o diálogo é bem mais difícil e bem diferente, e é só quando eles querem e estão afim mesmo. É tudo no tempo deles.
Monte seu cenário
Para os pets o cenário não precisa ter muitos elementos, escolha objetos simples para compor, escolha um fundo bacana e dê preferência para os adereços.
Aqui no meu cenário eu comprei um fundo fotográfico para newborn mesmo, desses que são leves e não amassam fácil, coloquei na minha parede com fita creme mesmo para segurar (sim, é leve mesmo), e na parte do chão, por baixo do pano eu coloquei 3 folhas de E.V.A atoalhado (com uma cor neutra para não aparecer pelo pano). Deixando assim o chão do fundo fotográfico com mais dificuldade de ser dobrado quando o cão entrar no cenário.
E se liga: O E.V.A é emborrachado mas em algumas superfícies ele ainda pode escorregar, então passe algumas gotas de cola quente na parte lisa, dando assim mais aderência ao chão. E fita crepe nas laterais podem ajudar também.
Pense na sua Ação
Muitos fotógrafos fazem mini sessões, outros o ensaio mais completo, e ambos com pacotes fechados. Aqui eu pensei na Páscoa Solidária, para arrecadar doações para a Associação de Amparo aos Animais da minha cidade, junto com a inversão de risco.
Vou Explicar: Traga X kg de ração e ganhe 1 foto do seu pet no cenário de páscoa.
É difícil o tutor gostar só de 1 foto do seu bichinho, então caso ele queira mais você pode vender por foto. Faça um valor por unidade e a partir de X unidades você pode baixar o valor de cada uma ou oferecer um brinde para ele, que pode ser foto impressa, por exemplo.
Aqui os animais carentes ganham, seu cliente ganha e você também pode ganhar muito se fizer boas fotos e encantar seu cliente.
Se você faz pacotes fechados pode incluir a ação solidária também. Por exemplo: 10% do valor do ensaio será doado para a instituição Y.
É muito válido ligar para a instituição que você quer ajudar, através do seu trabalho com a fotografia. Explique a sua ação, pois eles podem te ajudar na divulgação.
Destaque o Pet
Fique na altura do pet, isso é bem importante!
Além da foto do cenário todo com o pet, você deve fazer fotos mais fechadas mostrando só ele com o acessório, por exemplo.
Fotos dele sentado, deitado, em pé, em pé de ladinho, olhando para o lado e foto com o tutor são fotos que com certeza vão encantar o seu cliente!
Se durante o ensaio o pet bocejar, lamber o focinho ou até se coçar aproveite e clique também! E se ele piscar em alguma foto não descarte ela, pois os tutores também gostam, principalmente se o pet estiver com a boca aberta na hora.
Seja rápido e se atente aos sinais
Muitos cães são agitados, e isso é normal!
Peça para o tutor dar um passeio com ele antes de ir para a sessão, isso ajuda um pouco.
Se o cão ainda sim ficar agitado, espere um pouco, deixe ele ser cão e cheirar o ambiente. Depois peça para o tutor coloca-lo no cenário. Ele vai sair de novo e de novo haha Lembra do que eu falei sobre ter paciência? Pois é nessa hora que ela entra! A paciência do tutor também, e ele e fundamental para que o ensaio corra bem, pois ele é o porto seguro do pet nessa hora.
Quando o tutor conseguir coloca-lo no cenário e tirar a mão você deve estar preparado para fazer o click. Muitas vezes chamando a atenção do pet ao mesmo tempo!
Use brinquedos que façam barulho. E caso eles não chamem mais a atenção do pet, faça você mesmo com a boca.
Uma dica legal é perguntar para o tutor se existe alguma palavra mágica para o pet! Por exemplo: para muitos cães a palavra Passear é mágica! Ele pode ouvir e já ficar alegre e correr para buscar a guia de passeio. E é na hora que ele levantar as orelhinhas que você deve clicar.
E falando nas orelhinhas, fique atento nelas! Orelhinhas para trás podem significar também medo e insegurança. Então tente ao máximo deixar o pet a vontade e sempre curioso.
Além dos barulhos diferentes e palavras mágicas, peça para o tutor levar o petisco favorito do pet, isso ajuda muito a chamar a atenção dele e deixar as orelhinhas em pé haha
E caso você queira fornecer o petisco durante a sessão, pergunte antes ao tutor se o pet é alérgico a algum. Sim, os animais também têm alergias, fique atento!
Faça portfólio e divulgue muito
Se você tem cachorro ou gato em casa fica mais fácil começar o seu portfólio.
Chame algum amigo seu que tenha pet e aproveite para aprender com ele, pois os animais são como a gente: diferentes, principalmente no comportamento.
Divulgue bastante essas fotos! E não vai ser muito difícil as pessoas não compartilharem se você pedir, afinal quem não gosta de ver um cachorrinho ou gatinho com orelhinhas de coelho?