Elementos da Composição Fotográfica: Textura e Espaço – Parte II
Olá pessoal, hoje continuaremos do ponto onde paramos no artigo anterior sobre composição fotográfica e os elementos formais da linguagem visual. Vamos lá?
Textura
Textura pode se apresentar nas nossas fotografias de diversas maneiras. Elas podem se apresentar como um conjunto de pontos, linhas retas, curvas ou sinuosas. A textura pode ser macia, áspera, lisa, enrugada, etc. e pode nos transmitir sensações e sentimentos, como por exemplo:
a textura lisa nos transmite tranquilidade, suavidade, frio.
a textura áspera nos transmite raiva, calor.
a textura macia nos transmite conforto, aconchego.
e já a textura enrugada nos transmite tristeza, sofrimento, umidade.
Espaço
Em fotografia trabalhamos com o espaço bidimensional (altura e largura, sendo plano em sua essência) onde representamos o espaço do mundo real que é tridimensional (altura, profundidade e largura, o que na prática indica relevo). Para representá-lo trabalhamos com a ilusão através de alguns recursos como:
* Sobreposição: sabemos que as formas estão sobrepostas, pois, a que tem o contorno completo é a que está na frente, e isso nos dá a impressão de existirem vários planos.
Nesta imagem sabemos que o colar está à frente dos outros dois objetos pois eles estão incompletos, não vemos os outros dois objetos por inteiro, e, sabemos também que a caixa é o objeto mais distante pois o vidro e o colar estão sobrepostos à ele.
* Tamanho das formas: as maiores parecem estar mais perto de nós e as menores, mais distantes.
* Perspectiva linear: é a ilusão de que os objetos parecem convergir para um ponto de fuga. Esse ponto de convergência pode ser visível ou imaginário.
* Luz e sombra: ressalta volume do objeto retratado e dá a ele tridimensionalidade.
Comece a observar o mundo à sua volta com o olhar mais atento às inúmeras possibilidades. O ingrediente principal é a sensibilidade, é perceber o mundo como se fosse a primeira vez, que é o que eu chamo de “olhar de estranhamento”, como se todas as coisas fossem extraordinárias, porque de fato, elas são.
Estranheza: s.f. 1 .Qualidade, propriedade ou aparência do que é estranho, extraordinário ou fora do comum.
Estranhamento: s.m. 2. Surpresa ou admiração provocada por algo que não se espera ou não se conhece;
Bom pessoal, espero sinceramente que o artigo tenha utilidade para os vossos estudos!
Um abraço à todos e até a próxima.