Elementos da Composição Fotográfica: Linhas, Cores e Formas – Parte I
A composição de uma imagem nada mais é que a arrumação dos elementos no quadro, estabelecendo uma relação entre eles: o assunto principal, o primeiro plano e os elementos secundários.
É necessário pensar na qualidade estética, sendo assim o fotógrafo deve treinar o olhar. Esse treino, esse exercício fotográfico ajuda a desenvolver o senso estético que é fator primordial para o sucesso das imagens produzidas.
O que é estética?
Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos. Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica)
Vamos pensar na seguinte situação: você está narrando um fato ocorrido para uma pessoa que não estava presente ao tal e naturalmente você seleciona e organiza o que é importante para a compreensão do ouvinte e, claro, omite outras, que nada tem de importância para o entendimento do fato.
Na fotografia é exatamente assim… você seleciona coisas que devem aparecer no quadro e outras que deve deixar de fora. Isso é composição.
Nesse artigo vou falar sobre alguns elementos formais da linguagem visual que funcionam bem numa composição fotográfica. Vamos lá?
Linhas
As horizontais tendem a passar uma impressão de estabilidade e calma. Apenas lembrando que quando se tratar da linha do horizonte deve-se evitar centralizar a linha. Regra dos terços para linhas do horizonte: dois terços do quadro para o elemento para o qual você dará mais importância na foto.
As verticais ressaltam a altura e dão a sensação de grandiosidade. São utilizadas para dar um destaque à altura de determinados elementos e por essa razão tornam as imagens muito mais dinâmicas.
As diagonais e curvas são as mais interessantes e com maior efeito visual porque conduzem os olhos do expectador para um determinado ponto de interesse. Geralmente estas linhas partem de um dos lados do enquadramento até o seu lado oposto.
Cores
A cor desperta sensações e sentimentos que ativam nossas percepções e seus efeitos são compreendidos não apenas visualmente, mas também psicológica e simbolicamente. Dependendo da sua temperatura elas podem despertar diferentes interpretações.
As cores frias (branco, verde, azul, cinza) despertam sensações de calma, equilíbrio e controle sobre os próprios impulsos.
Já as cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, preto) despertam sensações de satisfação, impulso e ação.
Formas
Triângulos, círculos, retângulos, losangos e outras formas geométricas são rapidamente reconhecidas e podem ser elementos que causam curiosidade e estímulo e até mesmo identificação numa foto. As formas também podem ser abstratas. As formas abstratas podem ser orgânicas, geométricas, ornamentais ou simbólicas.
Bom pessoal, no próximo artigo continuarei a falar dos elementos de composição. Espero ter sido útil para os vossos estudos! Um forte abraço, até lá!
[starlist]
[/starlist]