Drone ou VANT? Afinal o que chamar? O que são?
A comunicação social principalmente, chama de drones a tudo, mas existem diferenças e nem tudo são drones.
Drone é um termo que está se tornando cada vez mais vulgar. Porém, o mundo dos veículos aéreos não tripulados não se restringe apenas aos drones. Existem também os VANTs.
Drones, em geral, são objetos voadores que se parecem com mini-helicópteros. Porém, alguns modelos lembram jatos e os mais comuns possuem quatro hélices, conhecidos como quadcopters, porém, a variedade deles é bem grande. Podemos encontrar drones com até oito hélices, modelos que usam combustível de verdade para voar e outros que se valem de baterias para adquirir energia.
Eles têm diversas funcionalidades, por exemplo, eles podem ser para lazer, para um hobby. Podem, ainda, servir para propósitos comerciais, tais como filmagens, entregas de encomendas, pesquisas, apoio médico entre outras coisas, como eu falei anteriormente num artigo “A Revolução dos Drones”. E é precisamente aí em que se define o que são drones e o que são VANTs.
Os Drones são utilizados para uso recreativo, lazer, para divertimento próprio. Os VANT’s são para o uso comercial e profissional.
VANT é a sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. Embora tecnicamente os VANTs e drones serem a mesma coisa, ou seja, terem hélices e são veículos não tripulados, eles se diferenciam pelo seu propósito de uso.
Além de terem objetivo comercial, os drones precisam de mais uma característica para serem considerados VANTs. Ele precisa possuir uma carga útil embarcada, que não seja necessária para o equipamento voar. Por exemplo, uma camara de filmar.
Existem VANTs do tipo RPA (Remotely-Piloted Aircraft) ou, em bom português, Aeronaves Remotamente Pilotadas ou do tipo que não necessitam de qualquer piloto para voarem, são totalmente autónomos.