Direção de Ensaio de Família
O que seria direção? No âmbito da fotografia é dirigir, direcionar, está ligado ao comando que o fotógrafo dá ao seu modelo, para que este saiba o que fazer; como se posicionar, onde colocar as mãos etc. Uma vez que fotógrafo orienta bem o seu modelo, ele o ajuda a cumprir seu objetivo com a imagem.
No meio da fotografia de família isto é primordial, porque em geral estamos lidando com pessoas comuns; não são modelos profissionais. Então exige do fotógrafo saber muito bem conduzir, para que as suas expectativas sejam alcançadas.
A importância da pré-direção
Pré-direção é o que chamo de tudo que vem antes do ensaio. Seria o conhecer seu modelo, a família ou um dos membros, previamente para já criar uma proximidade com alguém. Isto ajuda muito para que depois a sessão flua com leveza e entrosamento.
Outro ponto importante é o fotógrafo saber muito bem o quer, para poder orientar as pessoas. E uma vez que ele tem bem definida sua linha de trabalho, ai minha sugestão é ele ver referências de trabalhos que ele admire antes da sessão. Porque embora muitas coisas surjam de ideias na hora da fotos, acho primordial ver inspirações de antemão. Isto também ajuda a direção, porque o fotógrafo fica com várias imagens em mente e pode orientar as pessoas conforme seus referenciais.
Tipos de direção
Eu separei por nomes os principais tipos de direção que considero. O primeiro seria o espontâneo, como riso de uma mamãe, de uma criança ou família, que gargalhou de forma natural para a foto, sem que o fotógrafo pedisse tal feito. O modelo se “autodirige” e as imagens são bem naturais devido a não intervenção do fotógrafo. É algo também chamado de estilo fotojornalístico.
Em contrapartida, temos em segundo lugar o posado. Que é quando o fotógrafo sugere alguma pose para o seu retratado, mostrando alguma referência ou se colocando no lugar dele, para que o mesmo visualize a ideia sugerida.
O terceiro e último seria o “provocado”. Um tipo de direção que o fotógrafo provoca a situação. Ele pode dizer algo engraçado com a intenção de clicar uma risada mais espontânea. Ele pode pedir para o esposo falar algo engraçado no ouvido da gestante e esperar para clicar a reação dela. Eu diria que este tipo de direção mistura o espontâneo com o posado.
Gostou do assunto? Quer saber mais? Sim! Então não deixe de adquirir o Acesso Ouro, do 1º Congresso Online e Gratuito do Fotografia DG, onde preparei podcasts sobre direção de fotografia de família e darei ainda mais dicas sobre este assunto. Acesse aqui o link para fazer a sua inscrição: https://go.hotmart.com/S9929955Q