Diferenças entre o Flash Sb-900 e o Sb-910
Olá leitores do Fotografia-DG, meu nome é Bruno Barbosa Muniz e estou aqui novamente para compartilhar um pouco de conhecimento com todos vocês!
Bom, eu queria começar dizendo que não possuo o Sb-910, mas pesquisei muito antes de escrever esse artigo pra vocês. O Flash Sb-910 não foi lançado tão recentemente (final de 2011), mas creio que passou despercebido por muitos durante algum tempo por ser um produto de uma empresa estrangeira e tudo que é lançado demora a chegar no Brasil.
Enfim, existem algumas diferenças que não são notadas somente olhando para o flash, mas que devem ser levadas em consideração. Vamos lá:
1- Quando colocados em comparação em relação à quantidade de disparos em intervalos de menos de 1 segundo o Sb-900 disparou 50 vezes e entrou em “modo de proteção contra superaquecimento”. Já o Sb-910 disparou 200 vezes e ainda continuou com o “termo medidor” em 1/3 de sua capacidade máxima. Esse ótimo desempenho se dá pelo novo sistema (Thermal Cut-Out function) que o Flash abriga para evitar que o mesmo se superaqueça com poucos disparos. Isso em minha opinião foi onde o Sb-910 saiu ganhando de “lavada”.
2- Você consegue um uso bem melhor da bateria com o Sb-910 do que com o Sb-900.
3- O flash Sb-910 tem total e perfeita integração com o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon (CLS), que permite a você controlar até 3 grupos de flashes remotos (X, Y e Z).
4- O Sb-910 ganhou um botão “Menu específico” e botões iluminados, que ajudam muito em situações onde você vai trabalhar com pouca iluminação. Até você se acostumar onde fica cada botão é de grande ajuda.
5- O Sb-910 apresenta uma iluminação auxiliar para AF multi-ponto, função inexistente no Sb-900.
6- Em termos de Design o Sb-910 é pouco maior (diferença desconsiderável) e a diferença do peso é de somente 5 gramas, tendo o Sb-900 415g e o Sb-910 420g.
Eu coloquei o novo Sistema contra superaquecimento em primeiro, pois acho que deve ser o item a ser priorizado na hora da compra. Lembro-me de várias pessoas reclamando que Sb-900 esquentava rápido se usasse pilhas recarregáveis, e pelo que parece esse problema é inexistente ou bem minimizado no Sb-910.
Bom, eu não queria que o artigo ficasse tão longo, mas espero que eu tenha sido claro e esclarecido a dúvida de todos. Boas fotos!
– Abaixo segue algumas fotos dos dois Flashes em comparação.
Tag:diferenças, Flash, Flash SB-900, Flash Sb-910, sb-900, SB-910