Dicas para fotografar crianças usando luz natural
Antes de sair por aí já fotografando, é preciso ter um cenário em mente de como deseja obter um melhor resultado no ensaio. Como sabemos, fotografar crianças não é nada fácil. Elas adoram a liberdade e antes de tudo, mudam facilmente de humor. Uma hora querem brincar com o que acham de interessante e outra pensa em voltar logo para casa.
Crianças são como anjos para seus pais, não importa o que você pense a respeito, o que vai entrar aqui é como extrair o melhor da essência delas, ou seja, você precisa conhecer a fundo este universo maravilhoso do qual elas pertencem. Entrando neste clima, ou seja, na mesma sintonia que elas, você agora está pronto para o próximo passo.
É preciso pensar com carinho, no estilo delas, como se vestem no dia a dia e qual tipo de roupa elas se sentem mais à vontade, mas cuidado, crianças continuam sendo crianças, não podemos hipótese alguma direciona-las a um ensaio voltado para um adulto, por isso a importância de se especializar e de se doutrinar a respeito disto, o mercado é incerto e um erro deste pode ser fatal a sua carreira.
Tente resistir a estes incríveis artigos sobre fotografia infantil
- 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil
- Em fotografia infantil: quanto menos melhor
- Fotografia Infantil – A essência de uma boa foto
- Você sabe o que é o Smash the Cake?
Converse com os Pais antes, orienta-los da melhor forma para que possam compreender a proposta do ensaio. Se é voltado ao lado artístico, fine art, ou uma composição mais leve, um documentário.
Finalizado esta conversa é preciso agora escolher com carinho o local, crianças precisam de espaço, bastante espaço.
Depois de ter planejado as roupas, o local e qual tipo de proposta ofereceu a família, o horário é crucial para que a criança possa estar relaxada e no bem-estar. Ou seja, ela precisa estar bem alimentada, sem sono, com energia a gastar, pois a depender da sua proposta o ensaio pode render de 01:00 a 02:00 horas. A dica que dou é sempre fazer o ensaio por volta das 10:00 à 12:00 e ou das 14:00 as 16:00.
Mas você me pergunta sobre a chamada Luz dura e ou a Golden Hour, sendo a segunda parecer mais atrativa pois o sol está prestes a se pôr e não vai deixar a foto com um aspecto de sobre exposto.
A dica que dou é: Procure um local com sombras, aproveite a luz disponível e use a sua criatividade, por isto a fotografia é uma arte, oferece diversas possibilidades de construir com dinâmica uma composição natural utilizando diversos meios. A luz e a sombra são cruciais para o desenvolvimento e finalização.
Outra dica importante a ser dita: Quer uma foto bem focada, e ao mesmo tempo sem ter uma pose forçada? – Sim, os olhos são a entrada da alma, as crianças são de fato anjos! Sempre direcione o seu olhar ao olhar da criança, o foco nos olhos é a maneira mais eficaz de preencher a sua expectativa e de construir uma relação de troca com o fotografado.
Mas aí você me pergunta, – E aquelas crianças que não param quietas? Que não querem ser fotografadas, que deixam os Pais frustrados porque esperaram tanto tempo para o aquele ensaio e simplesmente pensam que irão embora sem as fotos tão queridas?
Você não é o detentor de milagres, isto é fato… Mas por que os Pais te procuraram para aquele ensaio tão gracioso e que irão te agradecer pelo resto de suas vidas?
Porque confiam no seu trabalho e a confiança é um grande passo para conquistar mais clientes!
Então você vai lá, se abaixa, fica da mesma altura da criança, olha em seus olhos e sente quais palavras irá ministrar para que elas então percebam o quão mágico e gracioso será o ensaio e o quanto será importante para elas e seus pais. Isto não é algo que se aprende nas escolas… mas sim com a vida!
Você precisa estar atento a este como como se fosse o seu próprio universo. Torna-te uma criança e compreende o mundo delas!
Mas aí você me pergunta: – E estas poses, como faço para dirigi-los?
Eu te respondo como uma pergunta: – Elas são crianças? Deixe agir então como crianças e não peça determinadas poses, se encarregue de enxergar o melhor delas e quando for ver, o ensaio durou menos tempo que imaginava… Agora recompense –as dizendo: Brinquem bastante! Aproveitem o dia e obrigado.
Depois de compartilhar e comentar o meu artigo leia: Dicas Para um Ensaio “Smash The Cake”