Dicas para realizar um Ensaio Infantil
Mais uma matéria com dicas, dessa vez sobre ensaio infantil. Não sou especialista em fotografar crianças, bebês, muito menos recém-nascidos, mas como já fiz alguns ensaios, aprendi muita coisa com esses “baixinhos”, por isso deixo aqui registrado o meu ponto de vista sobre o que aprendi com eles. Pra quem gosta desta área da fotografia, espero que estas dicas ajudem!
Vou dividir esta matéria em duas partes: Bebês e Crianças
(as fotos a seguir foram tiradas por mim, na empresa Flash Studio Fotográfico).
Bebês
- O bebê tem horário regrado para tudo, portanto certifique-se sempre de que ele está alimentado e com o sono em dia. Converse com os pais e esclareça todos estes detalhes. Os bebês precisam se sentir bem na hora dos clicks.
- Se for fotografar em estúdio, faça um teste antes com os flashes. Avise os pais e dispare o flash uma vez e observe como o bebê reage. A maioria não se incomoda, geralmente porque os pais tiram fotos com flash em casa, sendo assim alguns já estão acostumados. Se caso o bebê chorar é legal mudar de local, de preferência fotos externas com luz natural.
- Mantenha sempre os pais por perto e peça a eles que brinquem com o bebê durante o ensaio para que ele possa sorrir e se sentir seguro.
- Higienização é muito importante, tanto do estúdio quanto do fotógrafo. Lave sempre as mãos antes de tocar no bebê e não se esqueça de aquecer o estúdio antes de começar a sessão. Os bebês precisam ficar em ambientes mais quentinhos.
- Peça aos pais para que levem algumas trocas de roupas e alguns brinquedos. Espalhe os brinquedos pelo estúdio, monte um cenário… Use a imaginação!
- Fotos do bebê somente com a parte de baixo seja ela uma calcinha de babadinhos, ou fraldas sempre ficam lindas!
- Não ultrapasse o limite de paciência dos bebês! Não faça muitas trocas de roupas, geralmente eles ficam incomodados e preferem ficar sem roupa. Quando você sentir uma situação parecida deixe-o a vontade até que se acalme.
- Alguns bebês a partir do 5º mês já conseguem levantar a cabecinha e sentar, portanto o fotógrafo tem mais opções de poses.
- Tanto no estúdio quanto em locais externos, procure sempre fazer uma composição ou iluminação suave, se tratando de um ensaio de bebê quanto mais o ambiente estiver claro e suave, mais rica ficará sua foto.
Crianças
- Todos os bebês e crianças precisam da atenção redobrada do fotógrafo, por isso sempre converse e brinque! Crianças com quase 2 anos para frente requer mais atenção ainda, pois eles já te observam, então atenção sempre e muito diálogo!
- Crianças a partir dos 4 anos tendem a se comunicar mais, por isso antes do ensaio fotográfico, se apresente: Diga seu nome, explique que você irá fotografá-la e que será muito divertido. Pergunte o nome do seu pequeno cliente, pergunte quantos anos tem e converse sobre assuntos do mundo dele: escolinha, brinquedos, desenhos animados, etc… Faça amizade!
- Analise juntamente com os pais o estilo e perfil da criança. O que mais a diverte, o que mais a agrada na hora de se vestir.
- Se a criança estiver muito tímida, experimente fazer uma brincadeira: Peça a ela que pule o mais alto que puder e fotografe. Assim, ela se sentirá mais a vontade e os sorrisos virão espontaneamente.
- E ao contrário dos tímidos, crianças sapecas demais tendem a correr sem parar e acabam dificultando o resultado do ensaio. Nesta situação, procure sempre a ajuda dos pais e converse com a criança. Mostre as fotos na sua câmera e diga como ficou linda e se ela poderia fazer outra pose legal como aquela. E assim vai, é tudo uma questão de paciência, diálogo e saber contornar as situações.
- Quanto mais natural a foto melhor o resultado. Na hora dos clicks, converse com a criança, deixe que ela se comunique, que conte sobre sua vida. Se mostre interessado, elogie sempre! Converse muito, peça a ela que mostre poses legais para te ensinar.
- Peça a ela que mostre a língua, que faça caretas, com certeza a criança vai se divertir e gargalhar e é neste momento que você deve entrar em ação rapidamente e fazer muitas fotos. Câmera digital e edição existem para isso, o momento é que importa, portanto, fotografe, fotografe e fotografe!!!
As crianças são especiais. Elas são puras e possuem um alto nível de sensibilidade, se o fotógrafo gostar do que faz a criança vai sentir e se ele não gostar e fizer simplesmente por pura obrigação, ela também sentirá. Acho que o importante nessa história toda é o fotógrafo gostar de crianças, elas olham nos seus olhos e te respeitam se você mostrar respeito por elas primeiro.
O segredo é não forçar nada. O resultado do seu ensaio será frustrante se a criança sentir que o fotógrafo quer impor algo…
Na minha opinião e nas experiências que tive em fotografar crianças, sempre procurei me comunicar da maneira mais natural e simples possível, mantendo um diálogo descontraído e porque não num tom “adulto e moderno”? Sem aquele tom infantil demais… As crianças de hoje são bastante evoluídas e precisamos acompanhar este processo para não ficarmos pra trás e virarmos “o tio (a) chato e sem graça”. Aliás, deixe que a criança te chame do jeito que ela achar mais legal e fácil pra ela.
Na verdade todo fotógrafo precisa ter um “pezinho” ali na psicologia, ter sensibilidade para olhar seu cliente e extrair o melhor dele, sua essência…
[divider]
Para esclarecer dúvidas sobre quaisquer assuntos fotográficos, por favor, acessem minha página no facebook em mensagens ou então mandem e-mail para: sylvigarani@gmail.com
Fico a disposição no que puder ajudar, perguntas, comentários, sugestões de artigos. O importante é sempre trocarmos informações!
Até a próxima!!!
[divider]
Sem sombra de dúvida que você vai gostar deste artigo: 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil