Configuração técnica da iluminação feminina em moda beauty e retratos
Olááááá, Amigos Fotodgnianos!!
Aqui estou mais uma vez para contar alguns dos meus truques profissionais para que Você possa aplicar essas técnicas nas suas fotos e é só seguir a receita com atenção … não falha!!
Neste tutorial resolvi abordar um assunto que desperta muito interesse daqueles que me seguem que é “TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO” … mas, atenção … que pode também ser feita com flashes portáteis atendendo aos que não possuem cabeças de estúdio profissionais. Na verdade, o que mais importa é A LUZ e não a iluminação e durante toda a minha carreira tento criar soluções caseiras eficientes muito mais baratas que melhoram a rentabilidade ($$$$!!!) e, principalmente, conduzem os meus orçamentos a níveis mais agradáveis para o meu Cliente.
Vou dividir as coisas em duas etapas para que Você possa entender e praticar até dominar o raciocínio técnico:
- Iluminação FEMININA
- Iluminação MASCULINA
Há muitas diferenças entre as duas formas e não vejo muita gente ensinando algo tão importante para aqueles que gostam de fotografar Retratos, Beauty e Moda …
Aqui vamos nós!!!!
CONFIGURAÇÃO TÉCNICA DA ILUMINAÇÃO FEMININA EM MODA, BEAUTY E RETRATOS:
A Luz Feminina tem como característica principal a iluminação dos dois lados do rosto com diferenças menores nos valores de exposição (EV), ou seja, devemos sempre trabalhar com as fontes percorrendo o arco dentro da área branca de 90º a partir da modelo conforme a ilustração abaixo:
Exemplos:
(Fotos: Fernando Bagnola)
Fiz questão de escolher algumas imagens de Retrato e outras com planos mais abertos (plano americano e corpo inteiro) pois assim Você consegue perceber que essa técnica se aplica a todos os enquadramentos facilitando muito o trabalho durante uma sessão fotográfica.
ATENÇÃO: Opte pelas distâncias focais mais altas ao invés de usar Zoom In/Zoom Out para evitar distorções trazidas pelas lentes angulares abaixo dos 50mm.
Exemplos: Se tiver uma lente 18-55, vá para 55 e dê passos para trás ou para a frente até chegar no recorte visual que pretender. Se a sua lente for 70-200 já estará mais confortável para usar o Zoom In/Out porque tem um conjunto de distância focais mais adequadas e afastadas do “perigo”.
É muito importante, também, não pensar que somente a iluminação completamente frontal é que garante bons resultados e que percorrer o arco dos ângulos (ilustração) pode ser muito interessante e criativo para manter a boa textura da pele ao mesmo tempo que produz sombras que devem ser suavizadas com refletores brancos (nunca uso o prateado por ser duro e “brigar” com a luz principal.
Vale lembrar aos que não possuem equipamentos de estúdio e acessórios de iluminação, eu SEMPRE vou dar opções tipo “faça você mesmo” … por isso, não desanime antes de ler tudo, ok?!
Até aqui tudo bem???!!! Ótimo!!! :-)
Então, vamos avançar!!!
Como escrevi logo no começo deste tutorial, não importa qual o equipamento de iluminação que tiver e, muito mais do que isso, é saber como adequar ao que quer obter em termos de LUZ. Muitas vezes, misturo as coisas e utilizo flashes portáteis “em conversa” com as cabeças de estúdio para aproveitar o controle preciso que “os pequeninos” têm na configuração das potências de 1/1 a 1/128 … que “os grandões” não conseguem sozinhos!
Preparei um esquema de iluminação que usei recentemente com uma modelo e bailarina portuguesa, Joana Colaço, que foi construído exactamente desta maneira, como segue:
(modelo: Joana Colaço/makeup & hair: Diana Pereira)
Reparem como o resultado já sai da câmera muito suave e que a textura da pele não se perde. Uma das dicas, quase um segredo mesmo, é conseguir que as sombras sejam sempre “abertas” com baixo contraste em relação às zonas de altas luzes … e o segredo é manter as luzes muito próximas da modelo (no esquema abaixo) pois quanto mais perto elas estiverem mais suave será a iluminação. Sei que muita gente faz aquela cara de ponto de interrogação quando eu afirmo isso mas, por incrível que possa parecer, é isso mesmo que acontece. Ou seja, se quiser contraste mais “duro” afaste a iluminação!!!!!
Aqui vai o esquema que é dividido em duas cores para facilitar a compreensão do meu raciocínio técnico, onde:
AZUL: O TIPO DE ACESSÓRIO QUE ESTÁ A FRENTE DA FONTE DE LUZ.
VERMELHO: O TIPO DE EQUIPAMENTO UTILIZADO.
EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO:
1/3/4: CABEÇAS DE FLASH (TODOS IGUAIS COM ½ POTÊNCIA) OBS: (PODEM SER TODOS FLASHES PORTÁTEIS COM TRIGGERS)
1) LUZ PRINCIPAL COM CABEÇA DE FLASH (KEY LIGHT).
3) LUZ DE RECORTE PARA CABELOS E OMBROS (HAIR LIGHT).
4) LUZES DE RECORTE PARA AS LATERAIS DO CORPO.
2: FLASH PORTÁTIL COM 1/16 POTÊNCIA:
2) LUZ DE PREENCHIMENTO DAS SOMBRAS NO PESCOÇO E NARIZ.
ACESSÓRIOS DE ILUMINAÇÃO:
A: BEAUTY DISH 70 CM COM DIFUSOR FRONTAL (SOFT LIGHT)
B: BEAUTY DISH 50 CM COM DIFUSOR FRONTAL (SOFT LIGHT)
C: SOFTBOX 40X40 CM COM DIFUSOR DUPLO (CENTRAL E EXTERIOR)
D: PAINÉS DIFUSORES 2X1,5 M (ou cortinas brancas de chuveiro)
Uma dica que pode ser fundamental para que Você decifre outros esquemas de iluminação é observar com atenção os brilhos do olho numa fotografia (catch light) pois tudo fica ali guardado para quem quiser saber como o fotógrafo pensou.
A partir de agora, sempre que for fotografar uma mulher, pense em tudo o que aprendeu aqui, principalmente, no ângulo que não ultrapasse 45 graus para a direita/esquerda para poder iluminar os dois lados do rosto (conforme a primeira imagem do artigo).
No próximo tutorial vou ensinar como é a LUZ MASCULINA que é completamente diferente em todos os sentidos e que acabará por completar aquilo que vai ajudar Você a melhorar substancialmente a técnica de iluminar.
Um grande abraço e até breve!!!
É NÓIS!!! :-)