Composição: Contraste, muito além do ajuste tonal
Quando falamos em contraste nos vem à cabeça o claro e o escuro, o ajuste de controles no lightroom. Mas quando pensamos em composição do ponto de vista do design e podemos incluir a fotografia nisto, nos deparamos com uma gama de possibilidades de contrastes e que podem ser desdobradas em outras categorias. Este artigo além de trazer algumas definições e orientações sobre contraste, trará também uma proposta de exercício de percepção que vão além da criação de uma simples imagem fotográfica.
Segundo o dicionário, a definição simples de contraste é: diferença profunda entre coisas ou pessoas; oposição. Concluímos que tudo aquilo que se opõe pode ser contraste. Segundo o professor de artes, o alemão Johanes Itten, poderemos começar a exercitar nossa percepção através dos seguintes tipos de contrastes, são eles:
- Ponto/linha
- Plano/volume
- Grande/pequeno
- Alto/Baixo
- Comprido/curto
- Largo/estreito
- Grosso/fino
- Claro/escuro
- Preto/branco
- Muito/pouco
- Reto/curvo
- Pontilhado/contínuo
- Horizontal/vertical
- Diagonal/circular
- Área/linha
- Área/corpo
- Linha/corpo
- Liso/áspero
- Duro/suave
- Parado/em movimento
- Leve/Pesado
- Transparente/opaco
- Contínuo/intermitente
- Líquido/sólido
- Doce/amargo
- Forte/fraco
- Alto (som) /baixo
A partir dessas orientações de contrastes, nossa fotografia terá um norte que nos oriente a compor de forma mais dinâmica, nos atentando ao fato que uma imagem poderá ter vários elementos de contraste num mesmo quadro.
Além de começar a compor sua fotografia se preocupando com a regra dos terços, diálogos com o quadro ou proporção áurea, você poderá, a partir deste momento, pensar a composição do ponto de vista do contraste. Para começar, uma dica de exercício será procurar em sua casa, jardim ou na rua, por coisas que representem algum tipo de contaste. Imagine o que você pretende e comece a procurar.
Abaixo alguns exemplos de fotografias que fiz pensando nesse arcabouço de informações sobre composição.
1 – Claro/escuro Reto/curvo
Nesta fotografia, a modelo contrasta com o fundo escuro, as linhas retas das cordas do violão e do braço com as curvas do corpo do instrumento.
2 – Parado/em movimento, preto e branco, horizontal/vertical
O contraste predominante é parado/em movimento (água e céu), mas observe que as linhas do horizonte com as esculturas formam o que eu chamaria de contraste secundário, o fato da fotografia está em preto e branco, também é um fator a considerar.
3 – Áspero/liso Preto/branco
A aspereza do rosto contrastando com o liso da camisa.
Conclusão
Como você já deve ter percebido, é um assunto que pode ter infinitas possibilidades, mas você pode escolher as suas preferidas e começar a buscar a fotografia que você pretende fazer com mais um recurso disponível.
Tag:Ajuste tonal, Composição, Contraste