Compactas x Celulares
Esta matéria trata sobre o futuro das câmeras digitais compactas e a acirrada competição deste segmento com os celulares, como dispositivos de captura de imagens. Os números apresentados pela matéria publicada no jornal americano Wall Street mostram a razão da preocupação dos grandes fabricantes de câmeras compactas. Quem quiser mais detalhes sobre esses dados é só clicar na conexão acima.
Nos primeiros cinco meses de 2013 as vendas de câmeras digitais compactas despencaram 42%, segundo a Associação de Câmeras e Produtos de Imagem, com sede em Tóquio. Estes números são de tirar o sono de qualquer um.
Quem da mais importância à fotografia opta por uma câmera digital compacta, que ainda hoje oferece mais recursos que um celular para captura de imagens. Mas isso trazia o incomodo de ter que portar dois aparelhos. Com o avanço das tecnologias, as câmeras dos celulares ganharam mais qualidade e foram tomando espaço das compactas.Ter tudo em um único dispositivo é uma tentação e facilita a vida sem dúvida nenhuma.
Dentre os recursos a mais oferecidos pelas compactas, temos o exemplo notório do zoom ótico, que ainda é um sonho a ser perseguido pelos fabricantes de celulares, pois ainda não existe tecnologia para colocá-lo em um aparelho com poucos milímetros de espessura.
Em tempos de mudanças a criatividade mais uma vez entra em cena. A indústria finalmente introduziu duas funcionalidades cruciais em favor das câmeras compactas, apesar delas ainda não impactarem as vendas.
Uma delas foi lançar câmeras fotográficas que “até fazem ligações telefônicas”. A Samsung lançou a espetacular Samsung Galaxy Camera, que tive a oportunicade de manusear e ver algumas fotos. Sonho de consumo. Outra maravilha também da Samsung é o Galaxy Zoom, que segundo o fabricante é o primeiro celular com 10X de zoom ótico.
A outra novidade que está fazendo o maior sucesso são as câmeras digitais compactas com conexão WiFi. Emplacou na hora e estão invadindo também o mundo das DSLRs e das Câmeras sem espelho (mirrorless). Na era do compartilhamento fica difícil entender porque a indústria demorou tanto para inserir o WiFi nas câmeras digitais, mas antes tarde do que nunca. Esta funcionalidade vai acabar se tornando item obrigatório em todas as câmeras.
Continuo achando que aqueles que dão mais valor à fotografia e que desejam capturar imagens com o mínimo de qualidade, ainda devem optar por terem uma compacta que “até faz ligações telefônicas”. O problema do compartilhamento está sendo resolvido, com câmeras com planos de telefonia e conexão WiFi.
Fotografia e conectividade devem caminhar juntas, então gostaria da oportunidade te aproveitá-las em um único aparelho. Felizmente, mesmo que tardiamente, o setor se dispôs a testar essa configuração, que são as fantásticas câmeras descritas acima.
Vamos acompanhar os próximos números e ver se os WEB FOTÓGRAFOS vão ter peso nessa queda de braço.
Abraços, Gilberto Pereira Junior
Tag:cameras digitais, celulares, compacta, Futuro