Como ter fotos que encantam o seu cliente na Fotografia Newborn
Hoje eu vim falar sobre a fotografia newborn, um segmento encantador e que cresce com uma velocidade impressionante.
Nós fotógrafos sabemos que para nos tornarmos ou mantermos competitivos precisamos manter a nossa qualidade e estar atualizados com as tendências do mercado fotográfico e para isso é necessário estudarmos e aprimorarmos sempre o nosso olhar e a nossa fotografia.
Pensando no mercado de fotografia newborn percebi que o que eu estava entregando já não era compatível com o que o mercado entrega e com o que os meus clientes procuram, então decidi que era hora de estudar e fiz o WS com a fotógrafa Daniela Nicolini.
A Dani, minha xará, já fotografou mais de 450 bebês e já ministrou mais de 30 WS sobre fotografia newborn nos últimos cinco anos. Com muita simpatia, humildade e qualidade ela se dispõe a ensinar tudo, tudo mesmo, o que precisamos saber para termos uma sessão segura, produtiva e com o resultado que queremos entregar ao nosso cliente.
E para incentivá-los a estudar e se aprimorar a Daniela Nicolini vai presentear você com uma linda headband ao participar do WS ministrado por ela, não é sorteio é um presente. Saiba as próximas datas e informações aqui: http://www.danielanicolinistore.iluria.com
Eu, Dani Carreira, separei para vocês as três dicas que considero preciosas e que aprendi com a Daniela Nicolini em seu WS:
Higiene e Segurança
Nós sabemos que a fotografia newborn é feita nos primeiros dias de vida do bebê. Sabemos também que esse bebê é o que aquela família tem de mais precioso e que zela pela sua segurança máxima.
O ambiente onde o bebê será fotografado deve ser extremamente limpo, assim como o equipamento, acessórios e mãos.
No quesito segurança a grande dica é a temperatura. Sim, o bebê precisa se sentir acolhido no seu estúdio ou na casa do cliente, pois as fotos, geralmente, são feitas sem roupinhas e o bebê sente mais frio. Manter o ambiente em torno de 27 a 29 graus é o ideal para o conforto e relaxamento do bebê o levando ao sono profundo. A temperatura também é responsável por manter as condições físicas do bebê estáveis.
Dica extra: é preciso considerar a sua região de atuação, pois algumas cidades já tem a temperatura mais elevada. Ter um termômetro de ambientes vai lhe ajudar nesse ponto.
Composição
Uma boa foto é feita com os elementos que complementam a cena. No caso da fotografia newborn consideramos como elementos os props, fundos e acessórios usados no bebê. A harmonia entre esses itens é fundamental para que a foto final fique perfeita.
A paleta de cores deve ser analisada antes da foto e as cores devem estar coerentes e ressaltando a beleza daquele bebê. Além disso, os objetos e acessórios utilizados devem ter tamanho proporcional ao bebê.
Posicionamento
Considero o item mais importante para fotos lindas e para a segurança do bebê. O recém-nascido tem uma flexibilidade muito grande, mas isso não quer dizer que ele pode ou aceita fazer toda e qualquer pose. É essencial conhecer e respeitar a anatomia e limites de um bebê. A anatomia é a mesma, mas o limite é diferente para cada um deles.
Uma das poses mais desejadas pelas mamães é a pose do “sapinho”.
E você sabia que a pose do “sapinho” é feita (e deve ser feita) numa fusão de duas fotos?
Isso mesmo. A estrutura da coluna do bebê fica sobrecarregada quando colocamos o bebê na pose. Ao mesmo tempo o bebê não tem força e equilíbrio em seus punhos para manter a cabeça elevada e posicionada para foto.
No WS da Dani Nicolini, na versão VIP, eu pude ajuda-la manipulando o bebê e entendendo exatamente como é feita essa pose e como é feita a transição de uma pose para outra de forma sutil evitando acordar ou manipular muitas vezes o bebê.
Nessa estrutura de transição de poses o tempo de ensaio, normalmente, é de duas horas e trinta minutos. Esse tempo é considerado excelente pelos fotógrafos, visto que muitos levam no mínimo quatro horas de trabalho.
Outro benefício do guia de posicionamento é que com ele garantimos a quantidade de fotos oferecida no pacote e ainda temos fotos para a venda extra.
Agora vou mostrar para vocês a evolução do meu trabalho depois do WS.
Foto 1 – Antes do WS
Essa foto foi feita há um ano e com base num curso de fotografia newborn para iniciantes onde não era possível manipular e posicionar o bebê. Nessa foto além de não ter técnica de posicionamento para newborn a edição estava precária.
Pode até parecer bonito para a mamãe que nunca vai achar feio nada que envolva seu bebê, mas não traduz um trabalho profissional e de qualidade.
Foto 2 – Durante o WS
Essa outra foto foi produzida durante o WS da Dani Nicolini e aplicando todas as dicas que falei acima. É mais que perceptível à mudança total da foto desde o posicionamento até a composição de cores.
Nessa foto além das técnicas aprendidas no WS da Daniela Nicolini tem a edição mais elaborada, efetiva e natural. Na fotografia newborn a edição bem realizada é o que complementa o trabalho e o torna encantador.
Sobre edição falaremos em um artigo especifico e especial com muitas dicas.
Podemos concluir que estudar e se aprimorar é o que vai trazer o resultado que você deseja e como complemento disso aumentar a procura de sua agenda, pense nisso!
Eu desejo ter colaborado e inspirado vocês.
Tag:Daniela Nicolini, newborn