Como não ser engolido pelas mudanças nas redes sociais
Num dia você é o máximo, seu perfil bomba! Cem mil seguidores e contando… Seu trabalho é visto, reconhecido e apreciado por milhares de usuários da rede social da moda. Não foi fácil chegar lá, você dedicou incontáveis horas produzindo conteúdo, compartilhando e interagindo. O mundo está na sua mão. Até que, no dia seguinte sua rede social muda – politicas, algoritmos, etc. Todo seu trabalho começa a ruir e não há para onde fugir, é agonizante!
Parece o cenário de um daqueles pesadelos onde acordamos paralisados e suados, com o lençol dando um nó envolta do pescoço. Mas isso é real e está acontecendo agora mesmo. Redes sociais gigantes já desapareceram e junto com elas o trabalho de vidas. Nada garante que não acontecerá novamente, muito pelo contrário, agora mesmo isso está acontecendo e tem tirado o sono de muitos fotógrafos. As coisas mudam, se renovam – há beleza nisso…
Como não ser engolido pelas mudanças? A resposta é óbvia, não depender de uma única plataforma pois, se ela cai, você cai junto. A ideia é se apoiar em tantos pontos quanto for possível, mas isso pode ser bastante caótico e acabar diluindo a força empregada. Por isso, é tão importante ter algo próprio, centralizar sua produção e usar as redes sociais apenas como impulso.
Daí a importância de ter um site próprio e usar as redes sociais para disseminá-lo. Se a rede social cair em desuso pelo seu público, ele ainda terá seu site como referência para encontrar teu trabalho. Eu sei que isso pode assustar, principalmente você que está começando. Mas, fazer um site próprio hoje em dia é tão fácil quanto gerenciar uma rede social. Você mesmo pode criar tudo, mesmo sem experiência em web design, você é fotógrafo, você manja de estética, de cores, de composição, etc. É só aplicar isso em uma ferramenta de criação de site.
Veja o caso do WIX, ela é uma plataforma completa de criação que também te ensina como criar um site grátis. Ele tem planos pagos, mas também tem planos gratuitos para quem está começando. Dá até pra fazer uma loja on-line e vender seu serviço por lá. E não precisa de maiores conhecimentos, é só ter bom gosto para escolher um template que tenha a ver com seu trabalho.
Isso é até divertido de fazer sozinho, mas eu posso te ajudar com algumas dicas iniciais. A aparência visual de um site para fotógrafos é fundamental, afinal seu produto é visual. Vamos começar com a arquitetura geral do site, vejo duas possibilidades principais: mosaicos de fotografias pequenas ou fotografias ampliadas. Estas duas arquiteturas são completamente diferentes na estética. Quando você escolhe um mosaico, suas fotografias serão oferecidas todas de uma vez e o observador irá percorrer seu olhar sobre elas com determinada velocidade e atenção.
No meu ponto de vista, mosaicos são melhores para portfólios variados. Se você tem uma riqueza de assuntos, texturas, formas e cores, suas fotografias podem ser montadas de forma a atrair e conduzir a atenção de forma premeditada. Para isso, basta aplicar o conhecimento básico que você já aplica a sua composição fotográfica. Por exemplo, figuras humanas normalmente são as primeiras que reconhecemos, então escolha posições alternadas de fotografias de pessoas para que o olhar pule entre elas passando por outras no caminho.
O mesmo vale para cores, pense na paleta de cores geral da sua página inicial. Ela pode ser montada numa evolução, como em uma música que fica mais vibrante até seu clímax. Também pense em montar as formas individuais para que elas conversem entre si, criando um padrão harmônico. É claro que as pessoas podem ampliar essas fotografias clicando nelas, mas isso raramente acontece num primeiro momento. Por isso a importância de escolher imagens despoluídas e de fácil leitura mesmo minimizadas.
Legenda: Este é um bom exemplo de layout em mosaico disponível gratuitamente no WIX. Originalmente, não há espaço entre as fotos, isso é perfeito para criar um padrão harmônico entre elas. Perceba que, neste exemplo do site, a segunda fotografia da segunda linha chama a atenção pela cor vibrante amarela, ela se repete parcialmente na linha seguinte o que estimula o observador a descer a página para vê-la completamente.
A outra opção é oferecer as imagens no tamanho da tela, isso é poderoso, é muito impactante. Imagine a pessoa abrindo seu site e uma fotografia dominando toda a sua visão, não há margem, essa é a primeira impressão que ela terá do seu trabalho. Escolha muito bem essa imagem, você pode alterná-la regularmente ou pode escolher um template no estilo slide show.
Quando você escolhe mostrar uma sucessão de imagens, elas devem dialogar entre si, mas acima de tudo devem instigar o observador a esperar pela próxima. Isso é um desafio nesse mundo apressado, mas se você tem uma coleção de imagem surpreendentes, o efeito pode acontecer. Aqui é fundamental pensar em um roteiro, escolha a sequência das fotografias como se estivesse contando uma história, mesmo que elas não tenham relação direta. A história pode ser subliminar, apoiada nas formas, cores e temas.
O timing também é muito importante, as fotos não podem passar muito rápido, isso irá aguçar a ansiedade do observador. Nem muito lentas, ou eles ficarão entediados. Escolha sua sequência e teste velocidades diferentes. Veja e reveja várias vezes até determinar o tempo ideal de cada foto e da transição entre elas. E por fim, não faça sequências muito longas, não adianta, poucas pessoas permanecem espectadores depois de algum tempo.
Legenda: Neste template do WIX, chamado Portfólio de fotografia, uma sequência de 3 fotos estimula a imaginação sobre a história da figura fotografada. O observador tende a continuar atento esperando o desfecho. Perceba como a predominância dos tons médios é compartilhada entre as imagens, e que as direções de movimento marcam o passo da história. Composições minimalistas são ótimas para esses casos e o formato estreito remete as proporções cinematográficas.
Seguindo essas ideias não tem erro! Seu site irá te representar bem, muito melhor que as limitadas opções das redes sociais. Explore as opções, existem muitas gratuitas e você ainda pode editá-las para torná-las perfeitas para seu conteúdo. No caso do WIX, você ainda tem mais vantagens e ferramentas. Por exemplo, ele oferece vários aplicativos internos dedicados a fotografia, é possível até editar as fotos e aplicar filtros. Isso pode te ajudar na harmonia da apresentação das imagens.
Outra opção é a de adicionar diretamente o conteúdo que você cria nas redes sociais. Isso facilita muito o trabalho de centralização do conteúdo. Basta que as pessoas acessem seu site para conferir também, tudo o que você publica nas redes sociais. Assim, você espalha suas criações pelo mundo todo e direciona os olhares para algo que é só seu.
Tag:criar site, redes sociais, Wix