Como fotografar fogo de artifício
O artigo de hoje será sobre como fotografar fogo de artifício. Neste artigo vou mostrar de uma maneira bem rápida e direto ao ponto como você pode fazer ótimas fotografias de fogo de artifício.
O que você vai precisar para fotografar fogo de artifício:
Uma câmera qualquer (até um smartphone serve).
Porém, para o efeito de explicação deste artigo, utilizarei uma câmera DSLR qualquer. No final do artigo eu vou comentar sobre fotografar fogo de artifício com um smartphone.
Uma objetiva qualquer (dê preferência às grande-angulares)
As objetivas grande-angulares fazem com que você tenha mais facilidade em captar uma grande área do céu e com isso sua vida vai ficar mais fácil ao tentar adivinhar onde o fogo de artifício irão surgir. Nada impede de você estar com uma teleobjetiva, mas lembre-se de que para fazer uma boa composição com uma lente grande-angular já é difícil, imagine com uma tele.
Um tripé
O tripé vai ser necessário, pois as velocidades de obturadores que vamos utilizar será da ordem de ¼ de segundo até alguns poucos segundos, portanto é preciso que sua câmera fique o mais estável possível.
Ah e se eu não tiver um tripé?? Bom, você precisa encontrar alguma maneira de apoiar sua câmera e deixar ela parada, se não tiver um tripé, tente apoiar a câmera em alguma mureta, por exemplo.
Dica extra: Se a sua lente tiver estabilizador de imagem (IS, OS ou VR) desligue essa função ao utilizar o tripé, pois se ficar ligado fará com que sua lente / câmera vibrem, deixando a foto tremida e a imagem sem nitidez nenhuma.
Disparador Remoto ou temporizador
É preciso mesmo um disparador remoto por cabo ou sem fio? É recomendável também, mas se você não possui um, pode utilizar o temporizador da câmera, deixando em 2 ou 10 segundos para disparar após você compor a foto.
Agora que você já sabe quais os equipamentos recomendados, vamos para a parte de ajustes e configurações da câmera.
Foco automático ou manual?
Procure utilizar o liveview (LCD traseiro) de sua câmera, desligar o foco automático e ajustar o foco manual com o liveview ligado e ampliando (zoom) até você conseguir focar no infinito. Pode ser um objeto bem distante, ou até a própria lua se ela estiver no céu. Após acertar o foco manual, se quiser pode desabilitar o liveview.
Modo de medição
Utilize para fotografar fogo de artifício o modo de medição “matricial”. Isso fará com que o leitor da sua câmera faça a fotometria tomando a cena toda como média.
Agora com os ajustes feitos, podemos ir para a parte da fotometria, ou seja, qual ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma eu devo utilizar?
Utilize modo manual e configure a seguir:
ISO
Sugiro começar pelo ISO mais baixo possível (ISO 100 por exemplo) para conseguir uma imagem sem ruído digital, mas nada impede de se utilizar um ISO maior.
Velocidade do obturador
Neste caso a sugestão é começar com 1/8 de segundo e ajustar cada vez mais lento para ver os efeitos. Lembre-se que a os fogos de artifício aparecem muito rápido, é preciso ter um bom reflexo para iniciar o clique e não perder o momento. Faça alguns testes com diferentes velocidades para entender como o rastro da luz dos fogos se comporta e decida o que mais te agrada. Se deixar pouco tempo, não terá os rastros dos fogos de artifício bem definidos, se deixar muito tempo você pode estourar as altas luzes e parecer um grande rastro branco.
Abertura do diafragma
Procure começar entre f/8 e f/11
Procure primeiro de tudo fazer um bom enquadramento e tentar se antecipar onde os fogos vão aparecer
Fotografando em modo Bulb
Mude sua câmera para a posição Bulb.
Muitas vezes perdemos s fogos de artifício, pois eles são muito rápidos e até dispararmos o obturador ele já se foi. A recomendação de utilizar o modo Bulb é que você pode disparar e colocar um cartão preto na frente (cartolina). Assim que surgir um fogo de artifício no céu, você remove a cartolina e deixa registrar, em seguida coloque ele novamente na frente até aparecer outro fogo de artifício, repita esse procedimento o quanto desejar e você terá na mesma foto vários fogos de artifício.
Muitas pessoas preferem utilizar o modo manual (M) ao invés do Bulb (B), deixando alguns segundos e fazendo várias tentativas e erros até conseguir a foto que querem de um único fogo de artifício, ou você pode utilizar o modo Bulb e conseguir vários na mesma imagem. É opção de cada um.
No modo manual é possível em pós-produção mesclar as imagens de vários fogos de artifício na mesma foto.
E lembrando de que não é recomendável utilizar flash para fotografar fogo de artifício, a não ser que você esteja iluminando um assunto no primeiro plano.
Fotografando com celular
Não tem uma DSLR? É possível fazer fotos com seu smartphone, utilizando um aplicativo que garanta um controle do obturador da câmera. Para quem tem Iphone existe o aplicativo chamado SlowShutter, mais informações sobre o uso de longa exposição em celular pode ser encontrada neste artigo.
Lembre-se de utilizar um tripé ao fotografar em longa exposição com seu smartphone.