
Com quantos flashes se faz um cartão de Natal
Quem acompanha meus artigos aqui no Fotografia DG desde o início deve lembrar que em minha estréia por aqui optei por falar sobre Flashes TTL, assim sendo para fechar o ano resolvi voltar ao tema.
Há muitos anos sou um grande entusiasta do uso de flashes dedicados em estúdio, tanto que substitui todos os meus flashes tradicionais por unidades dedicadas que trabalham usando o sistema TTL das câmeras. Esse sistema tem inúmeras vantagens como portabilidade, independência sobre a rede elétrica, o fato de dispensar o uso de um Flash Meter (fotômetro de mão) entre outras.
Aproveito esta volta ao tema para anunciar que inicio agora uma longa série de artigos sobre fotometria e flashes dedicados. Faço isso após notar a carência de bibliografia no assunto em língua portuguesa e também após acumular longa experiência ministrando cursos nesses dois tópicos. Fotometria e flash são assuntos que se relacionam, um não vive sem o outro, daí a necessidade de tratar os dois simultaneamente.
Mas voltemos ao cartão de Natal e a pergunta que dá título a este artigo, cuja resposta neste caso é 3. Sim, são necessários 3 flashes pata fazer este cartão de Natal e você pode ver a distribuição deles nesta imagem abaixo:
E este é o resultado final da foto:
Os ingredientes para a foto são muito simples, um pouco de farinha de rosca (aquela que é feita moendo pão), enfeites natalinos comprados em uma loja, uma bolinha de mouse, uma pequena sombrinha usada para decorar bebidas tropicais e uma folha de EVA (borracha) verde. Além disso temos rebatedores que visam deixar a luz suave, sem sombras agressivas ou muito marcadas, flashes (neste caso, um Canon Speedlite 550EX e dois Speedlite 420EX). A luz principal é feita com o 550EX, que ganhou um difusor para espalhar um pouco a luz no ambiente e ter um resultado mais suave.
Os dois flashes 420EX cumprem com a finalidade de criar brilhos na borracha e assim simular a água do mar, as dobras na folha quando desfocadas dão a impressão das ondas. Além disso esses flashes iluminam o fundo branco o que aumenta a difusão geral da luz e sua consequente suavidade e naturalidade.
Tudo foi apoiado sobre uma mesa de jantar e a foto foi feita literalmente na sala de minha casa.
Devo dizer que tanto esta foto, como outros dois cartões que fiz em outros anos estão disponíveis para download gratuito em meu site, neste link – http://vernaglia.photoshelter.com/gallery/Holidays/G0000UtqNhENfTZA – Basta colocar a imagem em seu carrinho de compras e proceder o fechamento, é gratuito, um presente de Natal para meus amigos, leitores, seguidores no Twitter e todos os demais que de alguma forma acompanham minha trajetória fotográfica.
Deixo aqui meus votos de que todos tenham um excelente Natal, com muita alegria, saúde, sucesso, e claro, com muitas fotografias!