Basta uma CÂMERA RAZOÁVEL E CRIATIVIDADE para conseguir a FOTO PERFEITA para vender no Adobe Stock
Estava no escritório trabalhando em umas fotografias para subir no Adobe Stock, quando minha esposa mandou uma mensagem: – Fiz bolo, vem comer! Na hora senti o estalo da oportunidade e fui correndo, torcendo para que ela ainda não tivesse cortado o bolo. Ele sobre a mesa da cozinha, inteirinho, com a luminária do teto “pintando-o” à la Caravaggio. O assunto perfeito para o último artigo dessa série, sobre como vender fotografias on-line na Adobe Stock.
Me acompanhe nessa experiência lendo os outros quatro artigos e se inscrevendo no contributor.stock.adobe.com.
- Adobe Stock – Conhecendo e começando a usar
- Dicas de proporções, composições e cores para vender mais fotografias
- Destaque-se e aumente suas chances de vender fotografias pela internet
- Mercado publicitário. Que tipo de imagens são mais vendidas na Adobe Stock
O bolo estava inteiro, mas minha filha estava pulando em volta, pedindo por ele. Pedi para minha esposa entreter ela por mais alguns minutos e corri para arrumar tudo para uma fotografia. Peguei na garagem um pedaço velho de madeira para usar como base. Vindo de trás, coloquei um led com luz neutra para dar contorno e brilho. Mais três morangos da geladeira e estava pronto, tudo improvisado rapidinho. Para finalizar a ideia, decidi por usar o próprio celular para fotografar.
Configurei a resolução máxima com 20mp, o ISO 50 e isso me deu 1/60 de velocidade. A fotometria ficou no limite para não perder detalhes nas altas luzes do prato. Fiz duas fotografias, conferi a nitidez e liberei o bolo para a pequena – foi uma festa – peguei um pedaço também e fui editar as imagens. Elas ficaram praticamente iguais, escolhi a que me pareceu melhor e comecei a edição.
Ajustei o balanço de branco mantendo o leve amarelado, mas deixando-o mais equilibrado. Recuperei um pouco as sombras para detalhar melhor os morangos. Então percebi que, na pressa, escolhi um morando com um amassadinho. Retoquei levemente a área para melhorar seu aspecto, mas sem esquecer o que meu amigo publicitário havia me dito sobre o realismo. No fundo desfocado e escuro, ainda era possível ver alguma textura dos móveis da cozinha, usei o pincel e cobri essas partes. Fiz mais alguns ajustes de perspectiva, recorte e ampliação da área para dar mais espaço preto a esquerda.
Pronto, em 10 minutos, produzi uma fotografia para o Adobe Stock seguindo todas as dicas, informações e constatações que colhi junto com vocês ao longo desses artigos. Fiz questão de fotografar com o celular para demonstrar que, uma câmera razoável e criatividade são suficientes para aproveitar muitas oportunidades com potencial para venda.
Se você acompanhou os demais artigos, certamente é capaz de reconhecer o conteúdo deles nessa imagem. Começando pela escolha do fundo preto: No último artigo, eu mostrei o resultado de uma pesquisa no banco do Adobe Stock sobre bolos (olha que coincidência), com isso havia percebido que a maioria tinha fundo claro. Pode ser que fundo claro venda mais, mas, se eu quero me destacar, preciso oferecer algo diferente, então optei pelo fundo escuro.
O bolo era de chocolate, então escolhi o tom amarelado para combinar com o marrom e com isso a escolha dos morangos vermelhos também foi óbvia. Não escolhi o prato azul, mas ele serviu bem para quebrar o padrão em cor e textura, emoldurando o bolo e separando-o do restante cenário. A madeira rustica, também foi escolhida para harmonizar com o conceito geral da imagem. Afinal, o bolo parece apetitoso pelo seu aspecto caseiro. E, por fim, a ampliação da área da foto criou espaço para trabalho posterior. Perceba que todos os lados, com exceção do direito, terminam em preto 100%. Com isso, ela pode ser facilmente prolongada ou emendada nessas direções.
Já subi essa imagem para o meu portfólio dentro do Adobe Stock e agora é esperar. De toda forma, o bolo estava ótimo e foi divertido fazer a fotografia. Por isso, quero deixar essa última ideia para você, meu amigo: Aproveite tudo o que você tem ao seu alcance, fotografe com qualidade e critério, mesmo que seja com o celular, e mande para o contributor.stock.adobe.com. Você não tem nada a perder, só a ganhar! Obrigado por me acompanhar nessa experiência e deixe o relato da sua nos comentários.
Esta publicação é uma parceria com Adobe Stock.
Tag:Adobe Stock