Backup um BEM necessário – Parte 7 de 9
Na parte anterior da série “Backup um BEM necessário“, expliquei como utilizar o Cobian, uma excelente e gratuita ferramenta de backup chamada Cobian Backup Boletus. Hoje vamos falar sobre backup externo principal.
Backup Externo Principal
A melhor opção atualmente para se fazer backup é a utilização de um HD Externo, apesar do valor ser um pouco superior que os outros métodos, ainda acaba sendo mais barato do que perder tudo. É uma ótima opção para quando você quer guardar por tempos mais longos e acaba se tornado extremamente barato. Para fazer o backup no HD é extremamente simples e pode ser baseado no que aprendemos anteriormente.
O que devo saber para comprar um HD Externo?
- Saiba quantos MB/GB/TB você precisa para fazer backup.
- Compre um HD externo com o dobro de tamanho que você precisa.
- Escolha um HD externo de boa qualidade, por exemplo: Seagate, Lacie, WD (Western Digital), Samsung e Hitachi.
Obs.: Alguns modelos já estão oferecendo três anos de garantia (Hitachi), procure por eles.
Conecte o seu HD externo no computador e verifique qual a letra dada para o mesmo (eu gosto de mudar meus discos externos para X, Y e Z) e configure o Cobian para fazer o backup.
Para que o Backup não seja muito demorado e que também economize espaço, adicione uma máscara de exclusão removendo as pastas desnecessárias. Se você configurou como explicado na parte 6 da série pode fazer o uso de duas máscaras
- *\*Previews.lrdata*\*
Essa máscara faz com que não seja copiada a pasta que contem todos os milhões de previews e subpastas do Lightroom. Para você ter ideia, na pasta de Previews de 2010 que está no meu computador possui 3.34GB, 18.591 arquivos e 27.389 pastas.
- *\*TMPPhotos*\*
Esse é o prefixo/sufixo que pedi para vocês utilizarem com a configuração dos arquivos exportados. Com isso podemos configurar o Cobian para que não pegue essas pastas, economizando bastante espaço.
Backup de todas as fotos
Repare nas “Mascaras de exclusão”
Dica: Tenha dois HD Externos, e mantenha o reserva em um endereço diferente e faça rodizio deles a cada sete dias. Deixe um em casa parado e outro no escritório fazendo o backup, assim se ocorrer algum desastre, você tem um backup completo com no máximo apenas sete dias de desatualização.
Backup em Mídias (CD/DVD/BlueRay)
Muitos podem achar que é besteira fazer isso, mas é um método muito pratico e não deve levar mais que 10 minutos por cliente.
Acho que 90% dos fotógrafos que conheço entregam o trabalho para o cliente em algum tipo de mídia (eu sou um deles). Gosto de entregar o meu trabalho todo personalizado, com a arte impressa na mídia de DVD e na capa da caixinha do DVD.
Já que tem que gravar a mídia para o cliente, não custa marcar para criar uma segunda cópia, o trabalho para isso é muito pouco, pois só precisa trocar de DVD e depois marcar a data e nome do cliente na mídia e guardar. Caso o cliente diga que perdeu ou danificou a mídia, vais ter uma copia igual a entregue para ele, isso vai lhe economizar um bom tempo.
Na oitava parte da série, vamos para o assunto de Backup Online, vou mostrar algumas ferramentas que podem ser utilizadas.
Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg.
E não se esqueça de participar no concurso que estamos a promover!
Para participar é muito fácil, basta seguir os perfis do Fotografia DG (@fotografiadg) e da MSolutions (@msolutionsinfo) no Twitter e postar a seguinte frase na tua timeline:
Quero o HD de 1TB que o @FOTOGRAFIADG e a @MSOLUTIONSINFO estão sorteando no twitter
Para mais informações sobre o concurso acesse: Concorra a um HD de 1TB