
Backup um BEM necessário – Parte 1 de 9
Introdução
Existem apenas dois tipos de pessoas, as que já perderam algum tipo de arquivo e aquelas que ainda vão perder! A única diferença é que uns podem saber recupera-los…
Já comecei com uma frase impactante e que faz parte de nossa realidade. O maior problema é que você geralmente não recebe nenhuma mensagem sobre algum problema que esteja ocorrendo e que o mesmo pode danificar ou apagar seus arquivos.
Não é fácil ser fotógrafo e ter milhões de arquivos para fazer backup, temos que fazer backup de vários formatos de imagens, documentos, programas, e-mails, eu, por exemplo, tenho mais de 1TB de arquivos importantes que faço backup diariamente.
Pare um pouco e se faça a seguinte pergunta…
“O que aconteceria se eu perdesse um trabalho que não foi entregue?”
Vou lhe dizer o que poderia ocorrer
O Cliente
- Não vai ter as fotos e se puder refazer, é possível que faça com outro.
- Vai perder toda a confiança em você.
- Vai comentar com todos sobre o problema ocorrido.
- Pode abrir um processo contra você.
- Vai pedir a grana de volta.
- Se ganhar o processo (grandes chances) mais grana vai ser desembolsada.
- Pode perder o cliente.
- Vai ser difamado e perderá mais clientes.
- Vai ter que devolver a grana.
- Se for processado vai ter arcar com os prejuízos.
- E finalmente vai começar a fazer backup
O Fotógrafo
O pior de tudo é você perder o cliente e ainda ser difamado por ele. Lembre-se, noticia ruim corre mais do que a boa.
Como alguns devem saber, trabalhei mais de 15 anos na área de informática e isso me possibilitou ter uma bagagem bastante interessante com os mais diversos casos de pessoas que perderam os seus dados.
Existem inúmeras formas para ter arquivos perdidos ou corrompidos, entre elas: vírus, exclusão acidental, falha no hardware e software, queda de energia, mau uso e por ai vai.
Para se proteger da melhor forma possível é necessário ter um planejamento para Backup, ou o mesmo pode se tornar ineficaz.
Abaixo mostro um diagrama com alguns tipos de backups, e com eles podemos ter uma ideia de como funcionam.
Diagrama de alguns tipos de backup
Mas não se preocupe, não precisamos fazer todos os métodos informados no diagrama. Temos que utilizar os principais e que podem nos deixar seguros.
O que vai aprender na série Backup um BEM necessário
- Introdução
- Organização e simplificação
- Backup direto da câmera
- Backup ao Importar no Lightroom
- Lightroom, exportando para backup.
- Cobian Backup – Configurando
- Backup Externo Principal
- Backup Externo Online
- Dicas finais para não perder suas fotos.
Obs.: Lei de Murphy apareceu durante esta série de artigos, acabei tendo problemas com dois HDs de 1TB, um Samsung e um Seagate. O Samsung era o meu HD de Backup Interno e o Seagate era um HD Extra que não era novo, mas estava parado e acabou substituindo o Samsung (por pouco tempo), acabei comprando mais um HD de 1TB e outro de 2TB.
Na segunda parte do artigo, vou explicar o meu método que uso para salvar meus arquivos de forma organizada e simplificada (pelo menos pra mim RS).
Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg.
Esta é mais uma série de artigos do Fotografia-DG que no final se vai tornar num eBook Grátis! Caso não seja um visitante habitual visite nossa Loja de Fotografia e compre gratuitamente todos os nossos eBooks de grande qualidade. CLIQUE AQUI