As melhores práticas para elevar sua foto de nota 5 para nota 10
Estes truques e dicas ajudarão você a criar cenários perfeitos com fundos fotográficos.
O fundo fotográfico é a base da sua foto. É a tela sobre a qual você criará sua arte e transportará seu cliente. O backdrop é auto-suficiente e muitas vezes você não precisará de nenhum outro acessório para compor sua foto. Porém, há de se lembrar que a estrela da foto é o cliente e o fundo fotográfico é um elemento de apoio artístico.
O bebê não pode parecer que faz parte do cenário. Para destacá-lo e separá-lo, afaste-o do fundo para obter mais desfoque, independente da objetiva que estiver usando. Deixe um espaço de aproximadamente 90cm entre ele e o fundo.
Os props podem ser grandes aliados na composição. No entanto, há de se respeitar a escala dos objetos inseridos no cenário. Nosso olhar é atraído, principalmente, pelos objetos maiores, mais claros e mais próximos. O bebê é o foco principal, portanto, é importante observar se os outros objetos estão roubando os holofotes. Fazendo uma analogia com o cinema, podemos considerar o aniversariante como protagonista, o bolo como coadjuvante e os acessórios como figurantes. Liana Lemos ilustra bem isso na foto abaixo. Em um ensaio Cake Smash, o bolo é colocado na frente do bebê. Porém, o bolo é menor que o bebê e, portanto, a ênfase continua no aniversariante.
Os demais enfeites estão afastados e isto cria a ilusão de mais profundidade.
O fundo fotográfico escolhido pode literalmente levar você a qualquer lugar! Da cozinha ao Velho Oeste, as possibilidades são infinitas. Complemente o fundo com elementos relevantes que contextualizam a foto. Os fundos temáticos proporcionam variedade e funcionam muito bem para acompanhamentos de bebês de 0 a 12 meses. Outro ótimo recurso para atrair clientes é promover ensaios que replicam as estações do ano e as datas comemorativas.
Seja criativo, mas consistente na edição. Nossa arte termina com a pós-produção. Ela é o toque final que define nossa identidade, muito mais que qualquer logomarca. Um grande exemplo que prova isso é o trabalho da Lidi Lopez. No início de sua carreira, insistiam que ela pusesse sua logomarca nas fotos publicadas. Ela bateu o pé e se recusou, pois o objetivo dela sempre foi ser reconhecida pelas imagens que cria. Ao longo dos anos, ela criou uma identidade tão forte que, ao ver uma foto assinada por ela ou por uma das fotógrafas de sua equipe, o nome Lidi Lopez logo nos vem à mente. Resumindo, a mesma linguagem deve ser comunicada ao longo do processo de criação e reconhecida em todo o seu portifólio. Você não pode começar falando português, ter umas ideias em japonês e terminar com um toque de francês. Exiba seus melhores trabalhos, na certeza de que todos falem a mesma língua, de forma consistente. Assim, você atrairá os clientes que são fluentes no idioma das suas fotos.
Utilize fita crepe o chão da casa do cliente para montar um mini estúdio. Para quem usa luz ambiente, é uma ótima alternativa para montar o cenário buscando a melhor luz.
As possibilidades são:
1 – Fundo fotográfico em tecido no chão + parede da casa do cliente
2 – Chão do cliente + fundo fotográfico na parede
3 – Um fundo fotográfico dobrado no encontro da parede com o chão
4- Um fundo fotográfico no chão e outro na parede.
5 – Um fundo no chão para foto de cima pra baixo
6 – Um fundo com uma ponta presa no tripé, curvado, com a outra ponta colada no chão para fazer um fundo infinito.
Use cores neutras nas composições com props extravagantes. Este equilíbrio permite ousadia, mantendo a foto balanceada e o foco sempre no bebê.
Uma das dúvidas mais frequentes sobre os fundos fotográficos em tecido são as fotos com bebês maiores, que se mexem bastante. Mesmo com o fundo fixado no chão com fita crepe, existe a possibilidade de ele sair do lugar. Recomendo as duas alternativas abaixo:
7 – Posicione o bebê dentro de um prop. Eles adoram ficar apertadinhos em caixinhas e cestos, e isto impede que o piso fique sambando pra lá e pra cá.
8 – Utilize uma placa de acrílico sobre o tecido no chão. O bebê (ou até o pet!) poderá se mexer à vontade!
9 – Busque harmonia na seleção de cores. Utilize o círculo cromático como referência e ouse nas combinações. Comece com poucas cores e, aos poucos, vá inserindo elementos e acessórios coordenados com as cores presentes no fundo.
Busque inspiração fora da fotografia. Procure como as cores convivem em harmonia com outras cores na natureza, na decoração e na moda. Se as cores convivem bem juntas nestes ambientes, elas funcionarão na sua foto também. A cor é o fator determinante para indicar o humor de uma fotografia. Por exemplo, o laranja é a cor da felicidade e potencializa os bons sentimentos. Apesar disso, nem todo mundo se sente confortável para usar esta cor em suas composições fotográficas. Estas fotos são prova de que você pode abusar das cores sem ficar over.
Promete que me conta se experimentar essas técnicas? Tenho certeza que você sentirá uma diferença enorme no resultado! Estou curiosa para ver suas fotos daqui pra frente! :-)
Tag:criancas, fundo fotográfico, newborn