Fotografia de Culinária – Entendendo o mercado
Vamos falar um pouco sobre o mercado da fotografia de culinária, suas possibilidades de atuação, conceitos e linguagens.
O mercado de alimentos esta em franca expansão no Brasil, empresas multinacionais, redes de fast food, alta gastronomia, restaurantes, bares, padarias, cozinhas típicas de todo o mundo entre outras opções, fazem parte desse (não tão) novo panorama. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, são muitas vezes comparadas a cidades como Nova Iorque e Paris pela sua rica oferta de possibilidades gastronômicas. Este cenário revela novas possibilidades de atuação para aqueles que possam atender as essas demandas comerciais, e de fato, têm chamado a atenção de muitos fotógrafos profissionais e iniciantes.
Esse complexo panorama revela um vasto mercado para a fotografia de culinária e que podemos dividir em quatro grandes vertentes de atuação: fotojornalismo, still life, editorial e comercial.
Fotojornalismo de Fotografia de Culinária
O fotojornalismo de culinária esta relacionado às demandas de informação e educação desse mercado, bem como, a documentação de seus eventos e protagonistas. No centro da pauta temos os famosos passo-a-passo de receitas, as degustações de vinhos, as badaladas festas de inauguração, os grandes chefs de cozinhas e suas criações, entre outros.
Still Life de Fotografia de Culinária
O still life de culinária tem como elemento central revelar os alimentos como objetos, diminuindo sua relação direta com o paladar e o próprio ato de comer, e ressaltando sua beleza e funcionalidades. Essas imagens têm grandes demandas relacionadas às empresas de saúde, sustentabilidade, inovação na área de alimentos, assim como, para o grande mercado de embalagens de produtos alimentícios. Imagens em fundo branco, os belíssimos splashes de frutas em águas cristalinas e os close-ups de legumes, frutas e verduras são algumas das possibilidades técnicas tratadas pelos profissionais dessa área.
Editorial de Culinária
O editorial de culinária é uma das formas mais comuns de empresas e profissionais apresentarem seus produtos. Relacionar estilo de vida a um conceito gastronômico é o objetivo desse tipo de trabalho e exatamente por esse motivo os editoriais são tão convidativos para os fotógrafos, pois permitem maior flexibilidade e interferência de estilo pessoal.
Fotografia Comercial de Culinária
Temos ainda a fotografia comercial de culinária, que tem como maior objetivo vender o alimento. Nesse caso o briefing é o foco do trabalho e este é formado tendo como principal objetivo atender as demandas diretas e indiretas do “publico alvo”. Sem saber a quem determinada empresa ou empreendedor atende, ou pretende atender, não é possível criar uma ação comercial, ou seja, determinar um briefing satisfatório.
Conclusão
A maneira como o fotógrafo se relaciona com essas quatro vertentes do mercado demonstra seu estilo de atuação. É fundamental que o fotógrafo, ou iniciante, pesquise o mercado e procure as empresas e oportunidades que estejam dentro do seu estilo fotográfico ou “know how”, para potencializar seus resultados e visibilidade. Por exemplo, um fotografo que possui bons conhecimentos sobre fotografia social, pode se beneficiar apresentando seus serviços a uma publicação que tenha uma tendência fotojornalística, entrevistando chefs de cozinha, mostrando as inaugurações dos novos restaurantes assim como seus pratos mais requintados. Por outro lado um profissional com maior intimidade com o estúdio fotográfico pode obter maior sucesso ao procurar demandas ligadas ao mercado de still-life de culinária ou fotografia comercial. E finalizando, um iniciante ou fotografo com estilo mais autoral e artístico pode atender melhor a publicações e empresas que tenham esse mesmo foco. Seja qual for sua preferência ou linguagem, conhecimento do mercado e estilo fotográfico são máximas para quem deseja entrar no mercado ou melhorar seus resultados.
Para finalizar gostaria de te convidar a assistir esse vídeo do Michel Téo Sin, que te ensina como fotografar um prato de comida e como fazer uma foto apetitosa e incrível.
DESTAQUE-SE NO MERCADO DA FOTOGRAFIA DE GASTRONOMIA SURPREENDENDO SEUS CLIENTES COM IMAGENS QUE DÃO ÁGUA NA BOCA!
Sabe aquelas fotos de gastronomia que dão água na boca? Neste curso guiado por Michel Téo Sin você vai entrar no universo incrível da fotografia de gastronomia e sair preparado para produzir imagens impactantes que alimentam o mercado publicitário. Conheça técnicas, ferramentas, equipamentos e macetes fundamentais para a construção e elaboração deste tipo de imagem. Michel mostra com aulas muito práticas como explorar o melhor que a iluminação pode oferecer, como ela interage com as diferentes texturas dos alimentos e quais aspectos pode-se destacar com flashes, luz ambiente e configurações de fotometria. Não perca a chance de inserção e destaque neste mercado de fotografia que é um dos que mais cresce no Brasil e surpreenda seus clientes entregando imagens únicas e deliciosas!