Qual a melhor câmera?
Qual a melhor câmera? Esta é uma pergunta simples. Porém a resposta, de um modo geral, não existe!
Calma, caro leitor, não é nenhum devaneio. Vou contar um breve “causo” para ilustrar melhor a situação.
Dia desses cheguei em casa, como de costume, perto das 18h20. Minha esposa, artesã, terminava mais uma peça para entregar. Antes de qualquer coisa, sacou sua pequena compacta para fazer um registro e publicar no blog.
Sem nunca ter feito curso de fotografia ou estudado uma linha sequer sobre o assunto, puxou um pequeno tecido branco, montou um fundo infinito bem simples, enquadrou e fez a foto.
A simplicidade do processo todo chegou a dar uma certa inveja.
Eu, na minha ‘autoridade’ de profissional do ramo, teria perdido pelo menos uns 10 minutos para estudar a luz, ajustar balanço de branco, ver o melhor ângulo… E ela levou menos de 30 segundos…
Na ânsia de colaborar, perguntei se precisava de ajuda com a foto.
– Não precisa, pro que eu quero está ótimo? – ela respondeu.
Este é justamente o ponto chave para responder a pergunta-título deste artigo: a melhor câmera é definida pelas necessidades do fotógrafo e não pela marca ou modelo.
Simples assim? Nem tanto, infelizmente.
Sou um leitor assíduo do Fórum Digital Foto. Não escrevo lá diariamente, mas acompanho as discussões e sempre vejo novos usuários com dúvidas sobre qual equipamento comprar. Falam em modelos, recursos e marcas, mas poucos se lembram de dizer para qual uso querem a câmera. E isso é fundamental na hora da escolha.
Minha esposa sequer sabe segurar a minha DSLR, mas faz excelentes imagens com sua pequena câmera. Excelentes para o uso dela. E isso é ótimo!
Mas, afinal, existe a melhor câmera?
Existe sim. A que atende ao fotógrafo e suas necessidades. E quando as necessidades crescerem e o equipamento não der mais conta do recado, é a hora de buscar uma câmera melhor!
A discussão está aberta: existe a melhor câmera?
Participe no Fórum Digital Foto, clicando aqui.