Dicas de fotografia: 8 passos para transformar suas fotos de viagens
As dicas de fotografia são essenciais para garantir bons registros durante uma viagem. Quando embarcamos para um lugar diferente queremos levar recordações deste momento para casa. A fotografia de viagem com certeza é uma das principais lembranças que podemos ter de uma expedição.
Por isso hoje trouxemos 10 dicas de fotografia para iniciantes que irão te ajudar, independente do equipamento, a melhorar suas fotos durante as viagens. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?
Por que investir na fotografia?
Quando falamos em investir na fotografia não necessariamente estamos falando de dinheiro. Hoje vamos abordar duas maneiras de investimento: em conhecimento e em equipamento. Em ambas as formas você pode encontrar maneiras baratas ou que não necessitem de investimento financeiro.
Se quiser saber como iniciar na fotografia profissional, temos um post aqui que poder te ajudar. Não deixe de conferir.
Investir em conhecimento
Existem diversos cursos de fotografia com celular ou câmera de todos os valores. Apesar disso, na internet é possível encontrar muito conteúdo gratuito que com certeza te ajudará a melhorar suas fotos. Vale lembrar que enquanto você lê este post, está investindo o seu tempo em conhecimento sobre fotografia.
Além do mais, o conhecimento adquirido pode ser aprimorado, e com o passar do tempo você poderá descobrir novas técnicas e colocá-las em prática.
Investir em equipamento
Você deve estar se perguntando como é possível investir em equipamento sem gastar dinheiro. Claro que o equipamento pode contribuir para a qualidade das imagens, mas investir conhecimento no equipamento é uma das chaves para melhorar as fotos sem mudar o dispositivo.
Na internet também existem muitas dicas de fotografia para iniciantes que desejam aprender a configurar seu equipamento, seja uma câmera ou mesmo o celular. Saber tirar proveito do que temos é uma ótima maneira de aprender, pois apenas equipamento caro não faz o fotógrafo.
A seguir temos algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor como configurar o equipamento e conseguir fotos melhores e com mais qualidade. Confira.
Como garantir uma fotografia de viagem de qualidade?
Existem algumas dicas de fotografia gerais e que podem ajudar na maioria dos equipamentos. Basta que a câmera ou celular permita que algumas configurações sejam reguladas manualmente. O modo automático pode ser muito útil de início, mas optar e praticar o modo manual é a melhor opção, pois assim você tem total controle sobre o equipamento e o registro que será feito.
ISO
O ISO nada mais é do que a sensibilidade do equipamento à luz. Quanto maior for o valor do ISO, maior a perda de qualidade na imagem. Esta configuração deve ser feita evitando os números altos, mas sempre levando em consideração a iluminação do local. Quanto mais sensível o equipamento estiver, mais luz entrará no sensor, deixando a foto mais clara, e ao mesmo tempo com mais ruído.
Abertura
A abertura do diafragma também é responsável pela quantidade de luz que estará presente na fotografia, porém ela interfere de maneira diferente do ISO. Quanto mais aberto o diafragma estiver, mais clara será a imagem, porém o desfoque também se torna maior.
Quando falamos de fotografia com celular, a grande maioria dos aparelhos possui uma abertura fixa na lente, não permitindo que ela seja ajustada. Dessa forma é preciso buscar saber qual é a abertura da câmera do seu celular e trabalhar os outros fatores na hora de encontrar a iluminação necessária para a sua foto.
Velocidade
Por fim a velocidade do obturador controla a entrada de luz no sensor, também influenciando na iluminação da foto. De um modo geral, quanto mais tempo o obturador permanece aberto, mais luz entra, e vice versa. No caso da velocidade, quanto mais lenta, maiores as chances de aparecerem borrões na foto, enquanto uma velocidade alta pode congelar itens em movimento.
Dicas de fotografia que você precisa saber
Você acabou de conferir 3 dicas de fotografia que irão te ajudar a obter fotos com mais qualidade, evitando borrões, ruídos e desfoque não intencionais. As próximas 5 dicas irão te ajudar na composição da imagem e a não perder fotos legais. Acompanhe.
Regra dos terços
Este é um dos métodos mais comuns e que mais ajuda no enquadramento e composição, quando o assunto é fotografia para iniciantes. Grande parte das câmeras, e também muitos celulares permitem que a grade da regra dos terços seja habilitada.
Feito isso, basta encaixar elementos nas linhas horizontais, verticais e nos pontos de interseção. Treine experimentando diversas formas, e com o tempo perceberá que o enquadramento da sua fotografia de viagem irá melhorar.
Retratos em viagens
Esta é uma ótima dica de fotografia para iniciantes. Além das paisagens e monumentos, durante as viagens gostamos de ter registros nossos nos locais. Na hora de fazer um retrato, a regra dos terços também é válida. Uma boa dica é, se possível, encaixar os olhos da pessoa no ponto de interseção, ou então na linha superior. Evite cortar a parte superior da cabeça ou os pés nas fotos de corpo inteiro.
Paisagens em viagens
As paisagens certamente são as mais registradas na fotografia de viagem. Com isso muitas pessoas se perguntam como fotografar bem uma paisagem. Tente encaixar na imagem os principais elementos, evitando cortar partes importantes da paisagem. Usar as linhas da grade da regra dos terços para definir o horizonte também te ajudará a conseguir um bom enquadramento.
Modo retrato e paisagem
Esta pode parecer uma dica boba, mas é muito útil para evitar perder fotos. Tente registrar um mesmo momento nos dois modos: com a câmera na vertical (modo retrato) e na horizontal (modo paisagem). Assim você evita que alguns detalhes sejam perdidos, ou mesmo na hora de publicar nas redes sociais, é possível que a imagem necessite ser cortada.
Apesar de parecer simples, seguir estes passos certamente irá transformar a sua fotografia de viagem. Não esqueça de praticar e testar novas perspectivas, isso pode te ajudar a descobrir o seu estilo e conseguir fotos incríveis. Aproveite as dicas.
Este post foi escrito pela equipe de redação da OneLapse Expedições Fotográficas.