Seu BACKUP protege tudo o que você tem?
Como você faz backup dos dados do seu computador? Perceba, a pergunta não é se você faz backup e sim como você faz. Fazer algum tipo de backup é padrão, quem não faz backup dos seus dados corre um risco desnecessário de perder tudo. Lembro-me de fazer backup desde sempre, aprendi lá na década de 90 que, no mundo virtual, as coisas se criam com a mesma facilidade que se perdem. Meu primeiro computador nem tinha HD, usava só disquetes e eu lembro de ter uma cópia de cada um deles para uma emergência. “Me senti um pouco velho agora, hehe, mas vou chamar isso de experiência profunda no assunto”.
Fui salvo inúmeras vezes pelos backups, mas quero lhes contar um caso específico que me abriu a cabeça para uma situação totalmente pouco considerada. Há uns 10 anos atrás eu tinha um estúdio, vocês sabem como é, milhares de fotografias de clientes que precisam ser guardadas. Não existia isso de backup em nuvem, eu usava vários HDs, pelo menos duas cópias de todas as fotos. Um apagão elétrico aconteceu enquanto o computador principal de edição estava ligado a todo vapor, um trabalho gigante e urgente estava sendo editado, e o HD foi para o beleléu.
Você deve pensar, tudo bem… ele tinha backup! E tinha, todas as fotos em 2 HDs diferente. Mas e o sistema operacional? E os programas? E os presets? E a configuração das teclas de atalho? Levei um dia só pra conseguir instalar tudo do zero, é claro que eu tinha os instaladores dos programas, mas tive que baixar uma porção de drivers só pra fazer o computador estabilizar de novo. Nessa época a internet não era a coisa mais rápida desse mundo. E os softwares, bom, precisei fazer upgrade de todos antes de sair usando. E, mesmo funcionando, não tinha todas as customizações que facilitavam meu fluxo de trabalho.
Em fim… Um desastre, o trabalho atrasou, o cliente não gostou… prejuizo! Mas ganhei uma experiência que poucos tem: backup só das fotos parece suficiente, mas não é, se você tiver problemas com seu computador, vai perder um tempo gigante e talvez nunca recupere tudo como estava. Percebe agora a grandeza do problema? É por isso que volto a te perguntar: Como você faz backup dos dados no seu computador?
O melhor que você pode fazer é, além do backup convencional, ter um backup completo de todo o sistema, um clone do seu computador em um HD ou SSD reserva. Se eu tivesse isso naquele trágico momento, teria simplesmente plugado o HD clone, substituindo o que queimou, e voltaria ao trabalho em minutos. Clonar o seu computador pode parecer algo complicado, mas é simplíssimo se você usar a solução de backup e recuperação de EaseUS. Ele faz isso em poucos cliques e vai te manter totalmente protegido.
Com o EaseUS Todo Backup Home, você pode copiar absolutamente tudo, assim, até a customização da interface dos programas estará a salvo. Portanto, mesmo no pior dos cenários, o caso de você perder todo o computador, bastará conectar seu backup clone em outro equipamento e seguir sua vida, não é lindo?
Para fazer esse backup completíssimo você vai precisar de um HD ou SSD com capacidade igual ou superior a do seu computador. Não use uma unidade tamanho muito justo, porque a tendencia é sempre aumentar a quantidade de dados e atualmente os dispositivos de armazenamento estão relativamente baratos, dá pra investir numa boa. Depois você precisará do EaseUS Todo Backup Home. Lembra daquele programa mágico, recuperação de dados com EaseUS, que recupera dados perdidos de cartões de memória, hds, etc? Já falei dele aqui nesse artigo. Então, ambos são do mesmo desenvolvedor, a EaseUS Software, então pode confiar, eles sabem o que fazem!
Nem cabe aqui passar as instruções de download e instalação, é tudo muito simples e bem construído, só seguir o passo a passo do site e do instalador. E para fazer a configuração do backup também é muito simples: Você tem na tela inicial uma porção de opções de backups com diferentes níveis.
Por exemplo, você pode fazer aquele backup padrãozinho, que copia teus arquivos para outro lugar, mas o grande diferencial é justamente clonar o disco, é isso que vai te salvar numa crise. Para isso, basta selecionar a origem e o destino. Aliás, isso também é perfeito para quanto você vai substituir aquele HD convencional por uma unidade sólida de alta velocidade, um SSD.
O programa pode trabalhar em segundo plano, o que é perfeito pois, dependendo da quantidade de dados, o processo todo pode demorar um pouquinho, mas você poderá continuar a usar o computador normalmente. Continue tendo aquele backup dos arquivos, feito de forma automática e que regularmente atualize seu clone completo. Por exemplo, se você criou alguns presets novos, adquiriu ou atualizou algum programa. Com o EaseUS Todo Backup Home você nunca mais perderá tempo em uma crise, é simples, é o tipo de investimento que faz diferença.
Tag:backup