
Como fazer uma Longa Exposição de Cachoeiras
Estamos falando de longa exposição, então para começar precisamos de um tripé e pouca luz. Dificilmente, vamos a uma cachoeira à noite, o que seria o ideal para uma longa exposição, e nunca devemos ir sozinhos por causa de nossa segurança. Vou sempre acompanhado de outra pessoa e gosto muito do amanhecer, pois assim aproveito a ida ao local para fazer outros registros, como da fauna e da flora do local.
Farei um passo a passo para que possam fazer também suas longas exposições em cachoeiras e consigam um resultado agradável. Devemos pensar em ISO baixo, quando temos que fazer longas exposições em lugares com uma certa quantidade de luz. No caso do amanhecer, use o mais baixo que sua câmera permitir, assim poderá escurecer a câmera para compensarmos mais tarde na velocidade.
A primeira coisa que faço quando vou começar a fotografar é pensar em como vou compor a imagem, mas antes penso em minha segurança: evito locais escorregadios com equipamento em mãos, para evitar a queda na água. Tenho que pensar ainda onde vou posicionar o tripé, muitas vezes o posiciono dentro da água, quando assim é possível, ou em lugares que consiga fazer um contra mergulho (de baixo pra cima), principalmente para cachoeiras pequenas.
O diafragma, diferente da longa exposição de estrelas, tem que estar fechado, já que existe luz no ambiente. Se você se afastar um pouco para usar a distância focal em 24mm, 28mm ou 35mm, vai conseguir fechar o diafragma com lentes do kit, o que lhe permite chegar a um tempo maior de exposição. Depois de escolher o ISO e o Diafragma desejado, sempre faça a fotometria de forma pontual (medição localizada) na água, para depois escolher a velocidade do obturador.
Eu, normalmente, opto por uma velocidade em tempos mais longos (10/20 segundos), já que os passos anteriores foram para chegar a esse tempo, mas se pretende gerar efeitos diferentes ou se a luz do ambiente não permite mais tanto tempo assim no obturador, você pode selecionar tempos mais rápidos. Com mais de dois segundos, você já consegue fazer efeitos bem interessantes de longa exposição, porém terá que compensar, abrindo o diafragma se a luz do ambiente permitir.
Para finalizar o momento de fotografar, use a câmera no modo timer para a fotografia não ficar tremida quando apertar o disparador. Eu utilizo um controle remoto que é possível comprar com certa facilidade pela internet.
Nessa fotografia, consegui chegar a um tempo de 04 segundos de exposição com o diafragma em F/22 e ISO 100.
Na edição usando o Lightroom, aumentei a vividez das cores, o contraste e diminui o realce. A última dica são os filtros ND (densidade neutra), que nos permite aumentar o tempo de exposição em lugares mais claros.
Tag:cachoeira, Longa exposição