13 dicas para ter um 2017 muito produtivo
Não adianta querer abraçar o mundo em 2017 sem ter objetivos concretos e planos definidos.
O ano de 2016 está chegando ao fim, e com isso vêm as expectativas para o ano que está chegando. Preparei uma lista de 13 ações para ter um 2017 muito produtivo. Por que 13? Porque não acredito em azar. Resultados são frutos dos nossos estudos e esforços. Somos responsáveis pelo nosso futuro. O que você vai fazer para garantir o seu?
- Trate seus clientes como amigos. Decore os nomes deles e dos filhos, anote seus aniversários e o que mais for importante para eles. Mantenha contato ao longo do ano.
- Ajude seus colegas. Se o negócio do seu vizinho vai bem e está sendo lucrativo, o seu tem mais chances de ser também. Quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto.
- O que vai volta. Pergunte aos seus amigos como você pode ajudar o negócio deles a crescer. Doe seu tempo, seu talento e seus conselhos de forma genuína e sincera. Sem dúvida você receberá muito mais em troca. É a lei da reciprocidade.
- Você não é seu público alvo. Talvez você não pagaria muito por fotografia, mas isto não significa que seus clientes não pagariam vários salários mínimos para serem fotografados por você!
- Surpreenda seus clientes. Entregue mais do que ele contratou. (Mas sem exageros!) Pense no método McLanche Feliz: você paga pela refeição e seu filho ganha um brinquedinho. Entregue algumas fotos extras, presenteie-os com um mini-álbum sanfonado. Eles dirão a todos que você vale cada centavo do que cobra.
- Faça menos por mais e melhor. Não atire para todos os lados. Concentre-se no que você faz melhor.
- Foque em você, não no seu concorrente. Você não sabe quais são seus objetivos, seus custos. Já parou para pensar nos seus?
- Coloque sua família em primeiro lugar. A maioria de nós virou autônomo para ter mais tempo livre e nos dedicarmos mais àqueles que amamos. Respeite seus próprios limites e explique para seu cliente que você valoriza tanto sua família que fecha a agenda para trabalhos à noite e aos domingos, por exemplo.
- Invista dinheiro em tempo. Terceirize edição de fotos, contrate um contador, faça permutas. Assim, você poderá se concentrar no que gosta e sabe fazer melhor.
- Saiba quanto custa para trabalhar. É preciso calcular suas despesas para precificar seu trabalho de forma a ter lucro.
- Compareça a um congresso por semestre. Estar em contato com fotógrafos renomados, compartilhar suas experiências e fazer networking é imprescindível para nos tirar da inércia, nos inspirar e motivar.
- Trate seus melhores clientes de forma especial. Foque naqueles que são mais fiéis e indicam seu trabalho. Surpreenda-os com um presente seis meses depois de um ensaio, ou no aniversário do seu filho, ou no Natal. Lembre-se que o que vale é a intenção. Seu mimo não precisa ser caro.
- Não seja mediano. Nós concorremos com o que é grátis porque hoje em dia todo mundo tem uma câmera. Ofereça produtos, serviços e cenários únicos que seus clientes não poderiam obter em nenhum outro lugar.
Comprometa-se consigo mesmo. Qual das dicas acima você mais gostou e vai colocar em prática primeiro?
PS: Veja também as dicas das top performers do mercado aqui.