Qual o tempo estimado da Vida Útil dos Obturadores?
Olá tudo bem com você?
No artigo desta semana estaremos saindo fora da nossa sequência programada e abordando um assunto também importante e que foi requisitado por alguns membros aqui do portal que é a questão da quantidade de cliques que uma DSLR pode realizar.
Caso você não tenha lido sobre nosso artigo anterior O Mercado dos Sensores Full-Frame e APS-C fica aqui a indicação de leitura.
Todas as câmeras DSLR possuem sua vida útil e para sabermos o quanto de vida útil sua câmera possui é preciso saber qual a quantidade máxima de cliques o modelo oferece e esta informação pode ser encontrada tanto no Manual que vem com equipamento como no site das fabricantes.
Os novos modelos de DSLR tanto Canon quanto Nikon, informam que equipamentos de entrada hoje oferecem uma média de 150.000 cliques enquanto os modelos profissionais de linha final pode chegar até 400.000 cliques.
O que precisamos entender é que esta informação é uma estimativa baseada em uma média realizada em testes pelas fabricantes e não que seu equipamento ao chegar aos 150 mil ou mesmo 400 mil irão parar.
[mepr-hide if=”rule: 37888″][mepr-unauthorized-message][/mepr-hide][mepr-show if=”rule: 37888″]
Para que possa entender melhor como funciona, as fabricantes realizam testes mantendo o obturador em funcionamento constante, como o disparo continuo até que o mesmo se rompa. Os obturadores contam com molas e engrenagens de acionamento que são os fatores principais para o funcionamento do mesmo, como qualquer outro tipo de mola chega um momento que a mesma se rompe devido ao uso excessivo ou mesmo as cortinas podem travar. Desta forma a partir de muitos testes realizados com o mecanismo funcionando direto é tirada uma média e assim decretado uma quantidade limite de cliques.
Existem profissionais que costumam usar com muita frequência o sistema de disparo continuo mas este uso não chega nem perto do sistema de teste das fabricantes.
Em resumo uma câmera de entrada que vem com as especificações de no máximo 150 mil cliques, dependendo do uso, ela pode passar tranquilamente dos 200 a 250 mil cliques, enquanto as profissionais que indicam 400 mil podem passar dos 1 milhão de cliques devido a trabalharem com peças mais resistentes.
Algumas dicas que posso dar é que, equipamentos da linha DSLR são produzidos para aguentar a rotina de um fotógrafo que precisa do mesmo todos os dias, manter estes equipamentos muito tempo parados também pode ser prejudicial, fazendo com que a lubrificação do mesmo seque, desta forma forçando seus componentes.
Busque não ficar trocando de objetiva em lugares abertos e muito vento, para não deixar entrar poeira no corpo da câmera, tente realizar uma revisão semestralmente ou pelo menos anualmente, isso pode auxiliar na extensão da vida útil de seu equipamento.
Para quem esta iniciando e que não conseguem comprar seu equipamento novo e acabam optando por comprar um usado, antes de realizar a compra de do equipamento, pesquise com o vendedor para que finalidade de trabalho ele usava aquele equipamento, alguns muitas vezes usam somente para filmagem, então por mais que a câmera tenha um certo tempo de uso seu obturador terá uma quantidade mínima de cliques, verifique também com qual freqüência o mesmo costuma realizar manutenções preventivas e claro a quantidade de cliques que o equipamento possui.
Existem programas que calculam quantos cliques o equipamento já realizou e que podem ser baixados gratuitamente.
Para quem usa Canon estou compartilhando o programinha EOSinfo
Como usar: Baixe e abra o programa, depois conecte a câmera no computador ou notebook, automaticamente o sistema ira reconhecer o equipamento e mostrar algumas informações sobre a mesma incluindo a quantidade de cliques.
Para quem usa Nikon pode tentar este outro programa que é o OPanda
Como usar: É só abrir uma das ultimas imagens clicadas pela câmera no programa e dentre as diversas informações de Exif estará também o Total Number Of Shuter Reliases for Camera
Com estes programas é possível saber com certeza a quantidade de cliques que o equipamento possui, mas nada melhor que estar sempre fazendo uma revisão como já foi dito acima, para ter a opinião do técnico, eu particularmente busco revisar minhas câmeras semestralmente e em toda minha carreira nunca tive problema com falhas de obturador na câmera e todas que substitui ainda estão em funcionamento com os atuais donos.
Vejo em muitos blogs, fóruns, grupos de discussão sobre fotografia, muita gente se recusando a comprar equipamentos com mais de 50 mil cliques ou dizendo que não vele a pena a compra, podemos dizer que o equipamento como este indicado, tem muito de vida útil para ser usada, e conversando com o atual dono sobre o modo como usou e também o aspecto exterior do corpo pode ajudar e denunciar se a mesma foi bem cuidada ou se ouve desleixo, espero que este artigo possa ter ajudado a sanar as suas duvidas.
No próximo artigo estaremos abordando a fundo a questão dos ajustes manuais inicial pelo trio principal Obturador, Diafragma e ISO.
Grande Abraço e deixe seu comentário, em caso de duvida deixe sua pergunta, pois estamos aqui para lhe auxiliar e lhe manter muito bem informado.
Até nosso próximo artigo. [/mepr-show]