7 ideias de marketing gratuitas e eficientes para conquistar mais clientes
Nos dois primeiros artigos que escrevi aqui para o Fotografia-DG falei sobre a importância de vender produtos impressos e sobre como utilizar algumas palavras que podem aumentar substancialmente a sua influência sobre as pessoas. Hoje quero falar sobre marketing. Mais precisamente sobre algumas ideias para atrair novos clientes sem ter que pagar para isso.
Você decidiu transformar o seu hobby em um negócio sério mas não sabe como conseguir mais clientes?
Depois de ter investido nos seus primeiros equipamentos, talvez não tenha sobrado dinheiro para divulgar o seu trabalho.
Para te ajudar nessa tarefa que preocupa muita gente, vou te dar algumas ideias que tem funcionado muito bem comigo e que você pode começar a por em prática hoje mesmo.
1- Crie sua fã page no Facebook
Publique os posts do seu blog em sua fã page e atraia pessoas que se interessam pelo seu trabalho para o seu site. Lembre-se que o Facebook não é o melhor lugar para se vender. As pessoas estão lá para se relacionarem.
2 – Construa sua lista de e-mails
Obtenha os emails dos visitantes (aqueles que você atraiu no Facebook e também daqueles que vem através das buscas orgânicas no Google) oferecendo informações que podem ser úteis para eles. Essas informações podem estar em formato de um e-book, um vídeo ou até mesmo um simples PDF. Para obter essas informações elas terão que informar o email.
A grande vantagem de se ter uma lista de email é que essas pessoas já gostam do seu trabalho, já sabem um pouco mais sobre você e muitas até já confiam em você.
Quer fazer uma mini-sessão ou uma promoção em datas especiais? É só comunicar à sua lista e dar a oportunidade para eles se inscreverem antes de você abrir para o grande público.
Quanto mais cedo você começar mais rápido você colherá os frutos.
3 – Cadastre-se no Google Meu Negócio
Quando alguém faz uma pesquisa utilizando o nome do local, por exemplo, fotógrafos de casamento em Campinas, o Google agora apresenta em seu resultado uma lista de negócios considerada útil. E o mais importante é que essa lista aparece antes do resultado orgânico (anúncios não pagos).
Acesse a página do Google Meu Negócio e cadastre-se gratuitamente.
4 – Relacione-se com outros fotógrafos do seu mercado
Procure outros fotógrafos da sua área e apresente-se. Peça para ele te dar alguns cartões de visita ou outros materiais de marketing para você entregar a algum cliente que, por algum motivo, não possa atender. A maioria deles vai ficar muito grato e vai querer retribuir o favor.
5 – Publique suas fotos em outros sites e blogs
Vejo muitos fotógrafos se esforçando para terem suas fotos publicadas em sites de fotografia. Receber críticas e comentários sobre nosso trabalho faz bem para o ego e nos ajuda a evoluir. Mas dificilmente nos traz novos clientes. Converse com os donos de sites ou blogs que tem o mesmo publico que o seu e tente publicar suas melhores fotos.
6 – Participe de campanhas beneficentes
Quando houver mobilizações para ajudar pessoas da sua localidade, ofereça um de seus serviços para ser sorteado entre as pessoas que fizerem doações. Você vai contribuir com uma boa causa e sua empresa ficará mais conhecida e bem vista.
7 – Faça parcerias com o comércio local da sua cidade
Procure lojas que atendam os mesmos clientes que você (por exemplo: loja de roupas de grávida, de móveis de bebê, bufes, etc.) e ofereça ensaios gratuitos para o proprietário presentear alguns dos seus melhores clientes. Explique muito bem quais serão as vantagens para ele.
Espero que, nesses tempos de crise, essas simples dicas sejam úteis para o seu negócio e te inspirem a buscar novas maneiras de atrair clientes sem ter que abrir a carteira.
E se você está gostando das minhas dicas, tenho uma boa notícia para você. Em breve vou lançar aqui, em parceria com o Fotografia-DG, o meu novo livro digital: A Nova Forma de Vender Fotografia. Nele você vai aprender passo-a-passo tudo que eu faço para vender muitos produtos e aumentar em até 2x o meu faturamento utilizando a IPS (apresentação pessoal de venda).