Mente Vazia e o Clique Perfeito
Era do compartilhamento, tecnologias sendo aprimoradas a cada dia, rapidez e vastidão de informações, turbilhão de pensamentos e tendências…
Bem-vindo a essa época, onde o tempo parece cada vez mais escasso e tranquilizar a mente se torna uma tarefa cada vez mais difícil.
Tudo isso acaba nos distraindo para as reais chances que temos diariamente de praticar o auto-conhecimento, seja tomando um banho ou no nosso caso: fotografando.
Por exemplo na Fotografia de Aves ou de vida selvagem em geral, onde se requer muita paciência e sangue frio pois não temos controle do objeto a ser fotografado e as chances de boas fotos ficam muito nas mãos do acaso.
Atenção plena e paciência abrem possibilidades para espetáculos da Natureza.Ou quantas outras vezes passamos por cenas que se enquadradas dariam excelentes fotos, mas a “cabeça cheia” acaba nos cegando nesse sentido.
Entra então a dica do “Mindfullness”, um conceito bem prático que consiste em estar aberto à experiência presente, com atenção plena em cada detalhe, desse modo interagindo visceralmente (antropologicamente?) com o ambiente e assim podendo extrair o máximo de cada cena/momento.
Os raios do Sol causam belas cenas se estivermos atentos.Conhecer suas preocupações e frustrações, ou melhor, livrar-se delas enquanto fotografa ajuda muito no controle emocional necessário para entender a magia do clique perfeito, ou no contrário, entender e aceitar que o bicho não deu mole no dia ou que o tempo fechou impossibilitando a foto com a luz esperada.
E o melhor de tudo, estando consciente na hora do clique sem dúvida irá lhe dar uma originalidade única, onde sua fotografia passa a ter sua marca, sua cara.
No mundo macro então estar relaxado ajuda muito, pois cada canto guarda uma foto.Resumindo, antes de culpar o passarinho que voou antes do clique, o inseto que não para quieto ou falta de paisagens confira primeiro como está seu estado de espírito, também lembre-se que estar em meio a Natureza já é um priviégio por si só, como bem disse o caro Nietzsche: “Nós nos sentimos bem em meio à natureza porque ela não nos julga.”
Bons e inspirados cliques a todos!
Tag:Mindfullness