Como ver a fotografia de evento na visão de projetos
Como iremos mostrar uma visão da fotografia de eventos ligada a visão de um projeto, cabe aqui uma breve introdução do que seria um projeto.
Segundo a metodologia do PMI (Project Management Institute) essa seria uma breve descrição de um projeto:
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.
O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.
Partindo dessa análise por que fotografar um evento como um casamento não seria também um projeto? E sendo percebido e identificado como um projeto, faz todo sentido tratá-lo como tal.
Nos projetos (falando um pouco na gestão), existem ferramentas e técnicas de gerenciamento e controle para fazer a gestão de projetos milionários, com dezenas de pessoas envolvidas terem sucesso (por exemplo gestão correta de tempo, recursos e orçamento), porque não trazer um pouco desses conceitos para o nosso mundo da fotografia (ainda que bem menor no tamanho) e tratar de uma maneira mais profissional o nosso trabalho?
A visão da fotografia como um projeto, nos dará muitas ferramentas para analisar melhor o nosso trabalho. Essa análise do trabalho será feita por uma outra visão e que com certeza nos ajudará muito. Alguns pontos que serão facilmente identificáveis:
- Onde podemos melhorar;
- Onde e quais foram as falhas;
- O que deu e que não deu certo;
- Criar lista de lições aprendidas;
- Gestão de documentação
- Criação e revisão de padrões de qualidade
- Revisão de custos
- Gerenciamento de equipe
- Determinação de fatores de risco
Poderia enumerar dezenas de vantagens que serão facilmente identificadas e principalmente utilizadas. Estaremos mostrando e tratando cada uma delas em breve.
Seguindo a inserção da fotografia como um projeto, mais um conceito é importante ser mostrado: o gerenciamento de projetos. Enxergar a fotografia como um projeto fará total sentido não apenas se estruturarmos o trabalho como um projeto mas principalmente se controlarmos ele também como é feito em um projeto.
Existem várias metodologias de gerenciamento de projeto, como a ASAP (Accelerated SAP) por exemplo, que é a metodologia mais usada em projetos SAP.
O SAP é um ERP (enterprise resource planning – ERP), ou seja, é um sistema de gestão integrada de todos os dados e processos de uma empresa.
O SAP é o sistema de gestão empresarial mais utilizado no mundo (mais informações: http://www.sap.com/brazil/index.html )
A metodologia ASAP usa muitos dos conceitos da metodologia do PMI sobre gerenciamento de projetos, e acredito ser mais facilmente adaptável para estruturar o nosso projeto de fotografia (até por já ter feito isso dezenas de vezes fora da fotografia).
A metodologia ASAP se divide em cinco fases:
- Preparação
- Blueprint
- Realização
- Preparação final
- Go live e suporte
A essa altura você pode estar se perguntando se terá então que comprar um sistema para fazer a gestão do seu projeto de fotografia e a resposta é: depende de você.
Existem sistemas no mercado, que são totalmente voltados para o mercado fotográfico e possuem todos os conceitos de um ERP (na verdade alguns são um ERP). Eu pessoalmente uso o Photomanager.
Meu objetivo não é que você compre qualquer tipo de sistema, mas sim que entenda como aplicar conceitos de um projeto na sua fotografia, usando um sistema ou não. Inegavelmente ter um software de gestão ou até controles mais simples usando as ferramentas do Office (WORD e EXCEL principalmente), fazem com que nosso trabalho fique mais controlado e organizado.
Posso lhe adiantar sem margem de erro, que o aproveitamento de qualquer sistema será muito melhor se você antes entender os conceitos de projeto e gerenciamento de projetos. Entendendo esses conceitos você pode muito bem aplicá-los na sua fotografia com ou sem qualquer gasto adicional de um sistema.
Abordaremos cada etapa do gerenciamento ASAP sempre fazendo um paralelo direto entre o projeto de uma empresa e o seu projeto na fotografia.