Diminua as expectativas, abra sua mente e surpreenda-se!
Sou fotógrafo de casamentos. Já faz tempo que aprendi a lidar com um grande inimigo: as grandes expectativas.
É fato que sempre queremos o melhor, perseguimos a perfeição e não medimos esforços para entregar o melhor resultado aos nossos clientes. Mas o que é o melhor resultado? Às vezes a gente cria expectativas tão grandes e surreais em torno de um determinado trabalho e, ficamos tão focados em realizar o que imaginamos que nos fechamos às possibilidades.
Um dos elementos mais adversos sempre é o clima. Lembro bem como eu sempre costumava sair para um ensaio ou evento torcendo para que o tempo estivesse perfeito. Eu acreditava que dependia disso para boas fotos. Com o tempo, fui percebendo o quanto eu perdia por conta destas expectativas. Vejo muitos fotógrafos frustrados com vários fatores que muitas vezes fogem ao seu controle. “O local não favoreceu.” “Com aquelas roupas não deu pra fazer melhor.” “Os modelos não eram bem o que eu esperava.” Deixe disso, amigo! Não passam de desculpas. Quando você estiver com sua mente aberta e olhos atentos você vai descobrir incríveis fotografias de qualquer um em qualquer lugar.
É claro que com condições favoráveis as coisas ficam mais fáceis, mas poxa, quem não gosta de um desafio? Se você não gosta, passe a gostar. Passe a procurar beleza no sol e na chuva, na luz e na escuridão, nos magrinhos e nos gordinhos, nos extrovertidos e nos acanhados. Não deixe que sua mente se prenda a preconceitos e estereótipos.
Também é claro que o olhar apurado e a mente receptiva não se constroem da noite para o dia. Aproveite para praticar, observar e fazer muitas experiências com todo tipo de condição, mas não se iluda: mesmo com todo preparo do mundo, sempre somos pegos em diversas situações desfavoráveis.
Nessas horas, a sua tranqüilidade será sua maior ferramenta. A pior coisa é transparecer que a situação fugiu ao controle. A experiência sempre será importantíssima, mas a tranqüilidade é que te manterá no controle para contornar qualquer adversidades. Se algo (geralmente equipamento) não está dando certo, não insista obstinadamente. Seja criativo, invente soluções. Divirta-se e entregue-se totalmente, pois sempre importa mais o que está acontecendo dentro de você do que o que se passa ao seu redor. Tenho certeza que, ao final, você vai se surpreender com resultados maravilhosos.
Tag:casamento, expectativas