5 Dicas para Fotografar Famílias
A fotografia de família está em alta e por essa razão trago 5 dicas de como você pode aproveitar o máximo seu ensaio fotográfico, garantir fotos incríveis e ainda como ganhar destaque com seus clientes.
1 – Saiba o que seu cliente quer
Uma coisa que geralmente os fotógrafos comuns fazem é idealizar o ensaio sem conversar com seu cliente. Quando um potencial cliente te procura é por que ele quer algo que ele não é capaz de fazer e os seus concorrentes também não. Para isso você deve fazer a diferença, dar toda atenção a seu cliente e entrevista-lo antes para entender o que ele quer, como quer e onde quer realizar o seu ensaio! Costumo dizer que na fotografia nada é impossível, basta sabermos o que queremos e realizaremos.
2 – Cumpra seus prazos e supere a expectativa do seu cliente
Outra dica muito importante é sempre cumprir o contrato, um contrato bem redigido é muito importante e deve conter todos os detalhes do ensaio, o nosso maior objetivo é satisfazer nosso cliente, para isso precisamos fazer no mínimo o que ele contratou e sempre surpreende-lo com lindas imagens, dentro do prazo estabelecido, ou até mesmo antes desse prazo, pois ninguém gosta de esperar meses para ver suas imagens.
3 – Crie elos de amizade sempre que possível
Para fazer fotos de família não é necessário fazer parte da família, mas com toda certeza ter um bom relacionamento o ajudará a obter imagens muitos melhores, pois quando se há um elo de amizade e confiança tudo flui melhor e mais fácil. Respeitar seu cliente é muito importante, pois, nem sempre todos se sentirão a vontade para ser fotografado, nessa hora é muito importante saber conversar para descontrair o seu cliente e ele não ficar tímido com a câmera, uma dica legal é apresentar a eles seus equipamentos, muitos ficam curiosos para perguntar mas tem vergonha, eu sempre faço isso, mostro as lentes, falo sobre as diferenças entre elas e para qual situação utilizo cada uma, assim seu cliente fica mais solto e você poderá aproveitar melhor o ensaio e poderá registrar grandes imagens.
4 – Quais equipamentos utilizar
Depende… sim depende, por que? Para que você não saia por ai carregando todos os seus equipamentos, é fundamental que você SAIBA O QUE SEU CLIENTE QUER, assim você será capaz de definir quais equipamentos deve utilizar e assim poderá reduzir de forma eficiente o peso que você carregará.
Se vai fotografar de dia, de noite, ao ar livre, salão de festa, pouca luz, com muita luz, quais efeitos quero fazer? Como posso realizar o sonho do meu cliente? Essas são algumas perguntas que devemos nos fazer para definir quais equipamentos devemos utilizar, mas sempre você deve no mínimo ter: Dois corpos, duas baterias, um flash externo, um tripé, e as lentes de sua preferência, filtros, etc… uma lente que não pode faltar em meu kit é a 50mm 1.8, lente fixa e clara! Também sempre carrego comigo uma lente versátil, que me permite uma certa liberdade 18-300mm, assim estando sempre pronto para aquele momento perfeito.
5 – O Ensaio
Após você saber o que seu cliente quer, você já está preparado, já fez sua lição de casa, como ir no local com antecedência, se possível ir dias antes e ver qual o melhor horário para realizar o ensaio conforme o desejo do seu cliente, verificar a segurança que é fundamental, revisou seus equipamentos, preparou tudo como dever ser, estreitou os laços de amizade e confiança com o cliente, agora chega o grande dia! Realizar o ensaio (sonho do seu cliente).
Chegue alguns minutos antes, prepare seus equipamentos, e seja cordial, inicie o ensaio de forma gradual, dando tempo para que seu cliente se solte, caso tenha criança estimule brincadeiras que a família pratique em casa, assim você se afasta e conseguirá registrar lindas imagens. Particularmente não gosto de fotos posadas, acho artificiais, a melhor imagem é aquela que nasce da simplicidade e é espontânea, por isso você deve estar ligado e atento 100% para aquele momento especial e único!