Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 1
Uma boa composição é o que difere uma boa fotografia de uma fotografia ruim. É muito importante sabermos como posicionar uma pessoa ou objeto em uma fotografia.
Neste post falaremos de sentido de leitura, regras dos terços e ponto de ouro.
Sentido de leitura:
Na cultura ocidental, lemos um texto sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Com a fotografia não é diferente, lemos estas da mesma forma.
De posse desta informação nós podemos encaminhar o olhar do “leitor” da foto da esquera para a direita dentro da mesma, mostrando qual foi a intenção do fotógrafo.
Quando posicionamos um objeto do lado esquerdo da imagem, temos de encontrar uma forma de aquele objeto conduzir o olha do nosso leitor para a direita e vice-versa, pois assim fazemos com que as pessoas olhem a imagem como um todo e não apenas uma parte desta.
Vamos a alguns exemplos
Na imagem acima, nosso olhar entra pelo canto superior esquerdo, temos a haste da ponto que o conduz para a direita e abaixo e o piso da ponte termina de conduzir nosso olhar para a canto inferior direito, onde o olhar sai da foto, tendo percorrido toda a sua extensão.
Nesta imagem, temos a rosa ocupando mais da metade do frame, porém o seu centro aponta para o canto superior direito, o faz com que o olhar do leitor vá para aquela direção e saia da imagem logo em seguida.
Já na imagem acima, temos o arame que nos conduz até o pequeno pássaro do lado direito da imagem, que está olhando para a esquerda, sendo que este “olhar” nos conduz de volta ao lado esquerdo da imagem. Note como não prestamos atenção no que está a direita deste, como nosso olhar volta imediatamente para a esquerda. Caso houvesse algo importante por ali, estaria “perdido” na imagem.
Regra dos terços:
A regra dos terços foi criada para que evitemos o tema das fotos extremamente centralizados e para que possamos distribui melhor as pessoas ou objetos dentro do frame da foto.
Esta regra consiste em dividir o frame em terços horizontais e verticais como vemos na imagem abaixo:
Distribuindo os objetos através dos terços, criamos imagens mais dinâmicas e agradáveis de se ler, deixando a fotografia bem mais harmônica.
À interseção das linhas dos terços, damos o nome de pontos de ouro. Esses pontos são pontos de grande interesse dos olhos humanos, sendo que os objetos que estiverem neste ponto, chamarão grande atenção do leitor.
Se fizermos uma foto de close de rosto, colocamos alí os olhos da pessoa. Se for uma foto de meio corpo, posicionamos no ponto de ouro o centro do rosto, se for de corpo inteiro a cabeça.
Caso seja fotos de objetos, o ideal é o que este objeto esta posicionado em um dos 4 pontos de ouro.
Tudo que queremos destacar, colocamos nas interseções das linhas horizontais e verticais.
Devemos lembrar que a leitura sempre começa no canto superior esquerdo, a partir daí devemos decidir como queremos conduzir o olhar do nosso leitor e posicionar os objetos de forma a alcançar este objetivo e usar os pontos de ouro para destacar o que queremos.
Algumas câmeras compactas, trazem sempre o recurso de mostar a grade da regra dos terços na tela do LCD.
Se está pouco habituado a isto, deixe sempre habilitado pois isto facilitará bastante o uso destas regras.
Na próxima coluna vamos falar de fotografias horizontais x verticais e planos abertos x planos fechados.