Quando o ensaio torna-se um storyboard
Um ensaio pode facilmente tornar-se um storyboard — ou mesmo ter desde o princípio a ideia de um. Mostrando isso, temos José Neto:
Trabalho com fotografia tem pouco tempo. Mas todas as minhas referências e influências são oriundas do video. Sempre fui fanático com cinema e acabei me tornando videomaker numa produtora pequena, depois fui para uma grande produtora de visual effects (VFX), motion graphics e 3D design e, por fim, fui trabalhar numa TV, afiliada da Rede Globo, onde ganhei um concurso de fotografia, e daí me empolguei.
Mas essa história serve apenas para justificar um dos vários segmentos que venho estudando até aqui. Como sou relativamente novo na fotografia muita coisa ainda me surpreende, e por isso mergulho de cabeça em vários projetos. Já fotografei desde eventos de MMA até casamentos, e hoje tenho me concentrado mais em, pasmem, registro de partos humanizados e fotografia de família. Mas em outro momento falarei da minha experiência na fotografia de partos. Hoje venho falar mais especificamente dos meus ensaios influenciados pelas minhas vivências profissionais com o video. Hoje eu crio storyboards. Sim, storyboards. Aquelas coisas que parecem uma revista em quadrinhos e que funcionam dentro da produtora de video como um guia ilustrativo do roteiro – se você não entendeu, ignore toda a explicação e imagine mesmo uma revista em quadrinhos. :)
Se eu ensaio tudo isso? Não.
Na metade das vezes vou para a locação já sabendo como montar a cena e criar toda a história daquele ensaio. Em outros momentos, faço o ensaio, e só durante a pós produção eu percebo que consigo montar uma sequência interessante com o trabalho do dia.
Na história O Encontro, por exemplo, eu registrei um casal de irmãos, e embora não goste de poses, tentava dirigi-los de alguma maneira e durante a pós produção, percebi a possibilidade da criaçao de uma estorinha super bacana.
No caso do story retratando a gestação me inspirei no videoclipe da música Cats in the cradle, com a banda Ugly Kid Joe.
Se isso é uma novidade? Não sei dizer. Mas o resultado é legal demais. Espero que vocês também gostem.
Tag:ensaio, imagens, storyboard