Coletivo fotografa objetos encontrados no rio Tietê
Coletivo Trëma reuniu e registrou achados no rio em São Paulo.Imagens mostram trabalho de ‘Lagartão’, que recolhe material no Tietê
de Guilherme Tosetto via Focus Foto / G1
Parte de um monitor de computador, uma antena parabólica e muitos materiais recicláveis são alguns dos achados de Roberto, conhecido como Lagartão, que busca materiais descartados e à deriva no rio Tietê em São Paulo. No final de 2013 o coletivo Trëma, formado pelos fotógrafos Filipe Redondo, Gabo Morales, Leonardo Soares e Rodrigo Capote, reuniu e fotografou parte destes objetos numa espécie de inventário fotográfico.
O trabalho “Oferenda” começou a ser feito quando os fotógrafos resolveram voltar à região de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, onde um dos integrantes do coletivo havia conhecido Roberto em 2005. “A idéia era fazer um inventário dos objetos que ele encontra no rio no dia-a-dia, desde os materiais pelos quais ele esta ali, como os recicláveis que formam sua renda, até as coisas mais inusitadas”, contam em entrevista ao G1.
Apesar do envolvimento, os fotógrafos não acompanharam a caça dos materiais fotografados, “estivemos com ele em vários momentos ao longo de três meses, e a cada visita recolhíamos objetos que já estavam nos arredores. Uma das razões para o nome ‘Oferenda’ é que tudo o que foi fotografado foi considerado importante o suficiente pelo Lagartão para ser trazido das águas do rio até a margem onde ele tem sua base”, revelam os fotógrafos sobre o processo de trabalho.
Os objetos que mais chamam atenção na série fotográfica não são os que Roberto mais busca. Segundo o coletivo, quando está trabalhando ele “procura essencialmente por garrafas pet, recipientes de plástico, latas de alumínio e outros materiais com maior valor econômico e praticidade no mercado de reciclagem, mas notamos que ele não ignora o inusual, os objetos cujo valor imediato é outro, mais abstrato”.
A série “Oferenda” já foi publicada em uma edição especial sobre lixo da revista National Geographic Brasil. No começo de 2014 as fotografias foram expostas na Mostra SP de Fotografia, e em breve poderão ser vistas no site do coletivo.