Dicas para ter um 2014 de sucesso
Bom, vou postar aqui algumas coisas que eu faço – que por sinal são bastante óbvias – e vem dando certo ao passar dos anos, isso não se aplica apenas aos novos fotógrafos, e sim, na sua vida como um todo. Pelo menos pra mim funciona.
Estude
Crie metas de estudo, estabeleça prazos e busca por novos estilos e técnicas; não precisa dominá-las completamente, mas saiba o básico para buscar sempre mais e fazer experimentações práticas, afinal, só se aprende errando.
Minimize seu equipamento
É comum se empolgar e querer todas as lentes e flashes que o dinheiro der, mas é de fato necessário tê-los? Tenha um leque de equipamentos-chave. Observe suas necessidades e busque ter um limite do que comprar ou levar para onde quer que vá. Com o limite imposto, você vai passar a criar mais dentro das suas limitações e ver que nem sempre precisa de 6 lentes – quando 2 dão conta do recado.
Parcerias
Aqui, temos um limiar: Parceria só é justa quando as duas partes ganham, se não, é trabalho em vão. Se você não tem um portfólio legal nem sabe muito pra que área seguir, busque parcerias em diversas áreas e não cobre por isso, apenas peça pra usar SUAS fotos como portfolio em um futuro próximo. Seja humilde, diga que precisa de experiência e que gostaria de ajudar e aprender. Muitos vão negar, outros vão dizer que sim e não ensinar nada, deixando você apenas olhar… mas faz parte. Com certeza não vai ser um “tempo perdido”, afinal, mesmo que você só observe, é melhor ter alguma informação de alguém mais gabaritado, do que nenhuma, não acha?
Faça saídas fotográficas
Acorde cedo, planeje uma viagem para algum interior ou cidade próxima, algum evento (malabarismo, circo, balões…), skate park, praia, prédios altos à noite, avenidas bem movimentadas, parque com crianças, enfim, qualquer local “diferente” do seu dia a dia que você possa fotografar. Busque amigos que também estejam começando (ou não) e faça isso; além de ser uma boa experiência e algo bastante produtivo, a diversão com certeza vai valer o passeio e valer boas fotos. Tente pelo menos a cada dois meses esse tipo de coisa, vai dar tempo de fazer novas amizades e ter mais estudos para aplicar as novas técnicas.
Amplie seu leque de contatos
Conheça pessoas novas, maquiadores, modelos. Conheça pessoas dispostas a trocar serviços com vocês em troca de bons cliques. Novamente, a boa e velha parceria! Divulgue o nome do maquiador, da modelo e suas fotos. Bons cliques levam a novas amizades e novas parcerias, em breve você já vai poder cobrar por isso. Pense como um “investimento a longo prazo”.
Seja humilde
Não adianta dizer que faz tudo e não saber fazer nada; Admita seus pontos fracos! Não cobre por algo que você não sabe, é mais justo e digno fazer de graça – deixando claro pro contratante o “fator de risco”. Um bom trabalho gera críticas, mas um mal trabalho, gera 10 vezes mais. Pense nisso.
Faça um seguro
Faça um seguro dos seus equipamentos. O motivo é obvio demais, não?
Fonte da imagem: www.shutterstock.com