A fotografia de sentimentos
Ultimamente podemos notar que alguns fotógrafos tem se dedicado a extrair algo a mais das fotos que produzem. Ao ver o resultado final conseguimos identificar que houve um cuidado em todo o processo de criação, direção, que ouve uma entrega em ambas as partes para causar algo em quem vê a imagem. E mais que isso que houve um resgate às origens na linguagem fotográfica.
São sempre retratos com uma carga emocional capaz de prender o expectador. Na maioria dos casos de pessoas comuns, em situações do cotidiano. E ao observar as fotos podemos identificar que são totalmente simples e despretensiosas. Que não tem apelo, que tem um grande equilíbrio, onde nada é gritante. Tudo é na medida, tanto o figurino, quanto a expressão corporal, a luz, o tratamento da imagem. Muitos remetem ou são fotografias analógicas, o que dão um clima e um charme a mais. Os figurinos são sempre neutros, e em muitos casos há presença do nu artístico. Muitas delas parecem pinturas, e mesmo em sua simplicidade são totalmente artísticas. A tonalidade é convidativa, quase sempre em tons de cinza, ou tons quentes, focando na leveza e suavidade. A luz é suave e aconchegante. E esse conjunto é capaz de despertar sentimentos, sejam eles bons ou ruins, em quem observa. Geram diversas interpretações seja por um detalhe no posicionamento das mãos, ou um olhar mais profundo, curvatura nas costas, ossos aparecendo, tudo se torna algo a ser observado e interpretado.
Fotografias por Hannes Caspar
São fotos que contam histórias sem precisar dizer absolutamente nada. Contém uma carga emocional muito grande, como se pudêssemos enxergar através delas. Isso nos faz pensar no poder da fotografia, em como ela pode ser usada como expressão artística. E também que menos é sempre mais, e a simplicidade pode dizer muito.
Percebemos também que o simples é algo muito difícil de se conseguir, requer cuidado em todos os detalhes para não ficar vazio. E por fim, como o foco não é a beleza e super produções, a fotografia é colocada como forma de expressar sentimentos de qualquer pessoa, sejam mulheres, homens, crianças, a colocando como arte acessível a todos.
Fotografias por Jan Scholz
Dois exemplos de fotos com essa linguagem são:
- Jan Scholz (micmojo) http://www.micmojo.com/
- Hannes Caspar (bluecut) http://www.hannescaspar.com/