7 Passos para criar uma Fotografia de casamento perfeita
Olá, tudo em paz?
Queria agradecer o imenso retorno após meu artigo “7 passos para ter coragem de ser fotógrafo profissional”. Fiquei impressionado com a ressonância das minha idéias nas pessoas, consegui somar positivamente em centenas de pessoas.
Obrigado!
Agora vamos lá!
Vem comigo, para conversarmos sobre algumas dicas quentes para a criação de fotografias impactantes, esteticamente e tecnicamente interessantes – e o mais importante – que comuniquem uma mensagem.
1- Conte uma História
Conheça a história para poder contá-la.
Somos fotógrafos sociais, registramos pessoas e contamos as histórias delas através da linguagem fotográfica. Como é possível contar uma história sem conhecê-la? Se interesse pelos seus noivos, ouça o que eles te dizem. Pergunte muito, é de graça!
Claro que existem pessoas mais interessantes que outras, mas sempre há algo em nossos casais que merece de ser contado. De um momento na vida deles, até uma característica física.
2- Seja como um encanador
Veja suas fotografias antes delas existirem.
O encanador quando chega à sua casa para consertar um cano, não sai quebrando a pia ou a parede. Ele olha, testa, estuda e aí decide onde e como quebrar o que é necessário.
Nós, fotógrafos, achamos que temos que, por exemplo em um ensaio, começar a fotografar desinfreadamente e não pensamos no sentido do que estamos fazendo. Não sentimos, não vemos as coisas como deveríamos: com o nosso olhar único e sensível.
Dica do Gabriel: ao chegar no local do ensaio e conversar com o casal, peça uns 15 minutos. Neste tempo, ande pela locação com um celular na mão e sinta o local, sinta as suas possibilidades e sinta a luz. Busque registrar com o celular as fotografias que você quer fazer. Depois chame o casal e realize com eles as composições que pensou.
3- Composição
Seus noivos são apenas parte do seu quadro.
Seja uma parede com cor chapada ou uma composição com muita informação, formas e cores, seus noivos fazem parte desta composição.
Experimente pensar em toda a composição antes de encaixá-los na sua foto. Preste atenção, o fato de você não pensar exclusivamente neles e toda a sua composição ser em função deles, não tira a importância do casal, mas lhe auxilia a criar composições interessantes e mais complexas. Pense fora da caixa!
4- Luz
Antes de tudo: não tenha preconceitos.
Vejo muitos fotógrafos torcerem o nariz para algum tipo de iluminação: luz dura, flash na camera, LED, lanterna, luz do sol ao meio dia, luz natural rebatida…
Sua negação a qualquer fonte de luz, só te deixa com menos recurso. Posso te falar um coisa? TODA luz tem um propósito e situação. Seja curioso.
Posso te falar mais uma coisa? Todo absoluto é insuficiente.
Domine diversas formas de luz e seja um fotógrafo mais completo, a luz é a base de tudo. Às vezes, escolhemos fotos como favoritas no Lightroom apenas porque a Luz está incrível. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! Veja a luz, antecipe-se à ela – porque a todo o momento muda sua temperatura, contraste e posição.
Utilize a luz de forma interessante.
Um dia você irá parar de correr atrás de luz e vai começar a buscar as sombras.
5- Movimento
Dê movimento a sua Fotografia, sua mensagem irá ser potencializada.
Após você decidir sua composição, determinar a mensagem da sua Fotografia e utilizar uma luz interessante. Comunique um movimento, pode ser uma gargalhada, um olhar, um toque etc, algo que construa uma sensação em quem está vendo a sua fotografia.
Dica do Gabriel: após tudo estar como você quer, converse com os noivos, sempre com o olho na câmera, pronto para fotografar. Fique atento e clique! Se você os conheceu em um bate-papo prévio, não vai faltar assunto.
6- Edite
Sem baboseiras puristas: em toda a história da Fotografia a edição exerceu seu papel, e ele foi e é bem importante.
Seu clique finaliza na revelação das suas fotos, seja analógica ou digital. Diversas fotografias antológicas da época do filme foram duramente editadas. Porque agora, com tantos recursos e tamanho dinamismo, você não deveria melhorar suas fotografias? Preste atenção novamente: editar suas fotos não siguinifica ter uma fotografia mediocre e usar o Lightroom, Photoshop ou Photomecanics como muleta. Busque seu estilo na edição e siga-o.
7- Saiba falar sobre a sua Fotografia
Se observe para se conhecer.
Busque saber os porquês das suas criações. Saiba dissertar sobre suas fotografias, explique as pessoas, quais os objetivos da sua arte. Conte a história por trás da história. Seja verdadeiro e atento, assim a busca sobre a sua Fotografia Autoral será plena.